O vereador Evandro Ferreira (PSD) indicou na última semana ao prefeito Silva e Luna (PL) a instalação de cestos coletores (grades) de contenção de resíduos nas entradas de bueiros das vias públicas. “É uma experiência bem sucedida na cidade de Maringá e que também avançou, através de um morador de Colombo que instalou uma ecobarreira em um córrego perto de sua casa e faz a contenção do lixo e outros entulhos jogado no rio. Em Foz do Iguaçu, podemos começar com os cestos coletores nos bueiros”.
Na indicação apresentada na última sessão da Câmara Municipal, Evandro Ferreira pede que o prefeito determine à secretaria competente realize estudos para instalação dos dispositivos nos bueiros das vias públicas. “Os cestos coletores evitam que o lixo jogado na rua, ou mesmo folhas, entre outros, vão parar diretamente na rede pluvial e assim acabam obstruindo a passagem de água da chuva”, justificou o vereador.
Essa obstrução, segundo Evandro Ferreira, causa alagamentos na cidades, poluem a natureza, além disso, facilita e torna mais eficiente a limpeza dos mesmos. “As grades instaladas permitem que a água da chuva infiltre no solo enquanto as plantas são seguradas firmemente. Isso evita que a vegetação seja levada pelas enxurradas, mantendo o solo mais permeável e reduzindo o risco de enchentes”, aponta a experiência de Maringá.
“As prefeituras monitoram essas áreas e removem o excesso de vegetação periodicamente, garantindo que o sistema funcione perfeitamente. Estudos mostram que essa técnica pode reduzir significativamente a frequência e a gravidade das enchentes urbanas. Combater enchentes com grades e plantas é uma solução simples e eficaz”, completa.
Deixe um comentário