Arquivos

Categorias

Estudantes do Ensino Fundamental de Foz visitam o laboratório da Unila

estuantes foz

Um grupo de estudantes do 4º Ano da Escola Municipal Padre Luigi, da Vila C, em Foz do Iguaçu, participou de uma visita ao laboratório da Unila para conhecer o projeto de extensão “Vigilância Integrada do Vírus da Dengue”. A atividade teve acompanhamento da professora da turma Geovanna, da enfermeira Sandra Regina Carneiro de Campos, da professora da Unila Carmen Gamarra e do professor Cristian Rojas, responsável pelo laboratório da Universidade.

O Projeto realizado pelos alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Saúde Coletiva e Ciências da Natureza da Unila visa implantar um sistema de monitoramento do vírus da dengue em Foz e está sendo desenvolvido com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Os alunos estão instalando armadilhas de Aedes aegipty – mosquito que, quando contaminado pelo vírus, transmite a dengue – em dez pontos estratégicos da cidade.

Após a captura, os insetos serão analisados em laboratório para descobrir se estão contaminados pelo vírus.

Os resultados do projeto poderão auxiliar no planejamento de políticas públicas mais eficazes para a prevenção e combate à dengue.

A previsão é que os dez pontos de coleta sejam instalados até o final do mês de junho, quando o sistema de monitoramento começa a funcionar.
O alunos do 4º Ano da Escola Municipal Padre Luigi, são os primeiros a se integrar ao grupo. Na visita realizada ao laboratório, os alunos puderam conhecer o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti ,que apresenta uma fase aquática e uma fase terrestre e, é composto por quatro fases de desenvolvimento: ovo, larva, pupa (correspondem à fase aquática do ciclo) e adulto (correspondendo à fase terrestre). A fase de maior resistência é a do ovo, pois este é resistente à dessecação por períodos que variam de 6 meses à 1 ano e aprenderam como construir armadilhas para a captura dos mosquitos.

Como parte do projeto, os alunos da escola Padre Luigi farão uma visita para conhecer o laboratório da Universidade onde as análises serão realizadas. A visita está marcada para o dia 25 de junho.