Arquivos

Categorias

Em Foz, estudantes do Mais Educação promovem campanha contra dengue

alunos dengue

O combate à reprodução do mosquito transmissor da Dengue tem sensibilizado aos estudantes da Escola Municipal Padre Luigi Salvucci, na região da Vila C, em Foz do Iguaçu. Neste dia 13 de maio, no período da tarde, 32 crianças realizaram uma passeata ao redor da instituição com o intuito de informar aos moradores os cuidados contra a dengue.

O projeto está sendo aplicado pelas professoras Claudia Regina Simões e Vanda Rodriguez, dentro do Programa Federal Mais Educação. Segundo Simões, a área da Vila C está precisando de uma atenção maior. “Sabemos que aqui há um alto índice de casos. E nós da escola temos que continuar ensinando aos alunos o que deve ser feito, pois são eles que repassam para os pais, irmãos, amigos e vizinhos, as informações de combate à Dengue”, explicou.

A professora Claudia Regina Simões também comentou que dentro da sala de aula, a escola tem intensificado e repetido constantemente as notícias sobre a Dengue. “Temos que ajudar nossos alunos. Eles podem colaborar muito com a precaução. A conscientização do perigo do mosquito é importante e nós podemos cuidar. E não é difícil, na verdade é muito fácil. Começamos dentro da sscola e os alunos ajudam na vizinhança. Tudo o que é ensinado, os alunos levam as informações para dentro de casa e assim ela é disseminada na comunidade”, disse.

Durante a passeata, os estudantes paravam em algumas casas de moradores vizinhos para explicar como é feito o combate da Dengue. A pequena Ana Betriz de 8 anos falou sobre o que aprendeu. “O mosquito tem filhinhos dentro da água parada e por isso não podemos deixar água lá”.

A dona de casa Marlene Souza, moradora da Vila C há 22 anos falou que a Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado. “Está tudo limpinho aqui em casa e eu acho importante cuidar, pois todos nós somos responsáveis. Eu coloco areia nos potinhos das plantas e deixo organizado o meu quintal. É muito bom a atividade que as crianças do bairro estão fazendo”, disse.

Programa Mais Educação

Na Escola Padre Luigi, 150 alunos são matriculados no Programa Mais Educação, sendo 75 a tarde e 75 pela manhã. Eles têm idades entre 7 a 11 anos e frequentam a 1º ao 5º ano. Todos os estudantes recebem merenda escolar, nos dois horários.

O Programa Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação e tem a finalidade de ampliar a jornada escolar e assim, busca a organização curricular para a possível implementação da Educação Integral. As instituições optam por atividades pedagógicas, nas seguintes áreas: educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.