Arquivos

Categorias

Estagnação do país coloca os Estados em alerta, diz Traiano

 

“A situação econômica do Paraná é confortável em comparação aos outros Estados, mas a estagnação da economia brasileira também nos afeta e a conjuntura exige cautela”. A avaliação é do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) depois de ouvir a explanação do secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, que fez hoje (5), para os deputados, a prestação de contas sobre o primeiro quadrimestre de 2019.

“A estagnação da economia brasileira se reflete no desempenho econômico e nas receitas do Estado. O setor produtivo não gera receita o que deve nos alertar e preocupar. Precisamos ter toda cautela para não comprometer o que governo já fez, com a contribuição do Legislativo, para sanar os problemas de caixa”, destacou Traiano.

O secretário da Fazenda alertou que, com a recuperação lenta do cenário econômico nacional, “medidas de controle de corte de despesas serão necessárias”, levada em consideração a possibilidade de recessão no segundo semestre. Os dados apresentados dão conta de um incremento de R$ 1 bilhão na arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em relação ao mesmo período de 2018, sinalizando 2,5% a mais. Mesmo assim, a receita total registrou queda real de 4,86% (não computada a inflação).