Arquivos

Categorias

Estágio supervisionado possibilita troca de experiência com jovens especiais

Uma das maiores dificuldades dos estudantes do ensino superior, durante o período de formação, é descobrir como e onde vão atuar depois de formados. A falta de experiência é um dos fatores que acaba distanciando e dificultando o acesso dos futuros profissionais ao mercado de trabalho.

Para os estudantes do 5º período de Educação Física da Faculdade Dom Bosco de Curitiba, o fator experiência não será um obstáculo intransponível após sua formação.

Desde o início do semestre eles desenvolvem estágio supervisionado na Escola de Educação Especial da APAS (Associação de Pais e Amigos de Surdos) e colocam em prática disciplinas específicas com jovens surdos.

A supervisora do estágio, Eliana Patrícia Pereira, afirma que o as atividades proporcionam atendimento de qualidade aos surdos e experiência aos futuros profissionais de educação física.

“Esta experiência, para o estagiário, é um diferencial no aprendizado da profissão, pois podem por em prática todo o conhecimento teórico adquirido na faculdade”.

Segundo a professora, existe uma troca de experiências entre os estagiários e os alunos da instituição.

“O estagiário ensina os benefícios da prática de atividades físicas, por meio de dinâmicas divertidas e prazerosas, ao passo que o estudante especial ensina a sua cultura por meio da linguagem de sinais, a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Um aprende com o outro”, destacou Eliana.

“Este tipo de experiência vai de encontro aos quatro pilares da educação, pois o estagiário aprende a conhecer seu público alvo e sua profissão mais a fundo, aprende a fazer seu trabalho de maneira ética, aprende a conviver com a diferença procurando se especializar na linguagem de sinais, melhorando assim a comunicação com os alunos, e aprende a ser um professor ético e com alto grau de profissionalismo”, completou.

A professora Cristianne Carvalho, diretora da Escola da APAS, afirma ser de fundamental importância que os alunos do ensino superior levem as experiências vividas no estágio para as salas de aulas da faculdade.

“O estágio é a oportunidade do estudante, antes do término de sua formação, para obter experiências importantes e diferenciadas para o seu currículo e sua vida profissional”.

“No caso da APAS, a oportunidade é vivenciar um dos maiores desafios contemporâneos da educação: a educação inclusiva. As instituições de ensino superior precisam compreender que a prática deve servir, não só de respaldo as teorias, mas como base para mudanças em propostas curriculares e nas atividades de sala de aula”, completou.

O estágio acontece todas as terças e quintas, no período da noite, a partir das 19h, na Escola da APAS, localizada na Rua Simão Bolívar, 1398, bairro Hugo Lange, em Curitiba. Mais informações no telefone (0xx)41 3027-6944.

Confira o conteúdo das aulas aplicadas pelos estagiários nos links:

1. http://www.youtube.com/watch?v=cKqu0VnyHqU
2. http://www.youtube.com/watch?v=y_–CsdTILw
3. http://www.youtube.com/watch?v=K_35TXLyopI
4. http://www.youtube.com/watch?v=N7O_xGc9ri0