Governo do Paraná contratou 23.700 servidores por concurso público nos últimos dois anos. O volume de ingresso de novos funcionários efetivos no quadro do Estado é o mais expressivo em décadas e atende áreas prioritárias da atual gestão, como educação, segurança e saúde.
“Mesmo com um impacto grande no orçamento, não deixamos de fazer as contratações necessárias para recompor a estrutura das áreas mais importantes para a população”, diz o governador Beto Richa.
O quadro próprio do magistério foi o que mais cresceu, com o ingresso de 12.678 profissionais entre 2011 e março de 2013. “É um compromisso que assumimos com os professores do Estado e que está sendo absolutamente cumprido”, afirma Richa.
O segundo quadro que mais cresceu foi o de funcionários da educação básica (setor administrativo), com 4.496 contratações. Os novos professores, pedagogos e agentes educacionais trabalham em 2,2 mil escolas nos 32 Núcleos Regionais da Educação. “A melhoria da qualidade da educação sempre será a principal prioridade da nossa gestão”, diz Richa.
O Governo do Estado também está fazendo a maior contratação de agentes de segurança pública da história do Paraná. Em dois anos, foram incorporados 4.267 policiais civis, militares, bombeiros e peritos oficiais.
No Quadro Próprio do Poder Executivo, que inclui servidores de todas as áreas, entre elas saúde e justiça, ingressaram 1.826 servidores. Somente na saúde foram cerca de 1.300 médicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e administrativos.
Atrelado a isso, os servidores foram valorizados com melhorias salariais. “Estamos resgatando a valorização dos profissionais”, diz Beto Richa.
Os professores e pedagogos tiveram aumento de quase 35% nos últimos dois anos. Além disso, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, sancionou a lei que melhora o Plano de Cargos e Carreiras dos Funcionários da Educação Básica do Paraná.
Com a sanção, os 19 mil funcionários concursados têm direito a promoções na carreira, com consequentes melhorias salariais. A medida beneficia diretamente as equipes de apoio das escolas, como merendeiras, serviços gerais e administrativo.
O Governo do Estado também implantou promoções e progressões para funcionários da saúde e demais órgãos.
POLÍCIA – Também houve implantação da tabela salarial para as carreiras policiais, que passaram a ter remuneração por subsídio, conforme reivindicado por todas as categorias.
O Paraná se tornou referência, com uma das melhores médias salariais pagas às polícias do País, atrás apenas do Distrito Federal, cuja remuneração tem apoio da União. O salário inicial do soldado no Paraná é de R$ 3.225,99, quase R$ 1.200,00 a mais que em São Paulo.
NOVOS CONCURSOS – Na semana passada, foi realizado concurso para mais 13.771 professores e pedagogos. Participaram cerca de 94 mil pessoas. O Governo do Estado também fez concurso para 423 vagas de agente penitenciário. Ao todo, 35.936 mil candidatos fizeram as provas. O concurso para 5.664 novos policiais (militares e civis) teve 124 mil inscritos.
Também foi autorizada a abertura de concurso público para a contratação de 700 profissionais para o Instituto Paranaense de Assistência Técnica (Emater) e outros 546 para a Agência de Defesa Agropecuária (Adapar).
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Deixe um comentário