Para o escritor uruguaio Eduardo Galeano, em depoimento na Praça da Catalunha em Barcelona, o que mantém as manifestações revolucionárias pela Espanha e por toda Europa, são os jovens e a vitamina “E” de Entusiasmo.
As manifestações que começaram há quase um mês na Praça do Sol em Madri e logo no primeiro dia se espalhou pela Espanha inteira em manifestações nas principais cidades do país e depois para as várias cidades pela europa.
O movimento culpa a União Européia, o FMI, a OTAN, o Banco Mundial, e no caso da Espanha, os dois grandes partidos de abrangência nacional, PP (Partido Popular, de direita) e PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol, de esquerda) pela crise que a Europa e a Espanha vem enfrentando, que ainda manifesta seu impacto por lá, com desemprego alto, principalmente entre os jovens, e políticas de deixar os imigrantes na mão.
Os revolucionários pregam um novo sistema.
Otima entrevista deste senhor. Vou procurar conhecê-lo melhor.
Qualquer acréscimo às palavras do sábio escritor é mera redundância.
A sabedoria de suas palavras faz toda a diferença, no Brasil os jovens também estão se abstendo do voto por não acreditar em reais mudanças ou apenas não veem futuro no país e pensam simplesmente em migrar para os EUA como “salvação” para suas vidas profissionais e econômicas.
Passou da hora dos jovens brasileiros agirem e não aceitarem essas mentiras plantadas há décadas e após a ditadura, onde partidos políticos e políticos pregaram uma coisa e hoje na prática ocupando altos escalões fazem muito pior do que aqueles que diziam combater.
Reage jovem brasileiro.
Sim, o entusiasmo da juventude… Mas não basta para desmontar o sistema infernal que vem sendo construída desde a origem dos tempos. Um sistema que lembra uma rataria onde os ratos tem a inteligência de homens e onde os que comandam são os ratos mais gordos e viciosos. O sistema digere este entusiasmo e o transforma em produtos de consumo poluentes sob todos os pontos de vista. Esta digestão fortalece ainda mais a rataria.