A JPMDB realizou no dia 19 de dezembro de 2009 seu I Congresso Nacional, no intuito de debater as principais questões relativas a organização da juventude e suas bandeiras de luta. Os companheiros e companheiras da JPMDB estão de parabéns pela iniciativa que nos reaproxima da nossa trajetória fundadora. Nossa juventude foi fundada no bojo das lutas populares, no seio dos movimentos sociais.
A história da JPMDB decende da “ala moça” do MDB até os momentos atuais. Durante este processo o Brasil saiu de um período de 21 anos de ditadura militar para eleições constituinte, uma nova constituição, eleições diretas, impeachment, reeleição do (des)governo FHC e eleição (e posterior reeleição) do primeiro operário Presidente do Brasil.
Clique AQUI para ler a íntegra do artigo do militante da JPMDB do Paraná Márcio Carvalho
“É chegada a Hora… O MDB deve mostrar ao Brasil os nossos ideais de 40 anos atrás, no inicio todos éramos MDB, depois da década de 80 cada um foi prá um lado, e o movimento contra a ditadura se desfez, e o coitado do Ulisses não conseguiu implantar o plano antes elaborado pelo MDB, depois de varias lutas, Lula conseguiu chegar lá, sempre falando em democracia, e que nós deveríamos lutar por um País mais Humano, justo, fraterno, igualitário, com geração de empregos e aumento real de salários, e o povo entrou nesta… e achava que ali estava a verdadeira chama da democracia ou seja… Ali estava o verdadeiro fogo do MDB, mas… isto está acontecendo só para os amigos do Rei… Incrível é que o Lula dizia enquanto não era presidente que o Fernandão administrava este País só para os amigos do Rei, quem fosse amigo do rei, tinha tudo quem não fosse não tinha nada…. e assim ele dizia: Aos amigos do Rei tudo… Aos inimigos o Rigor da Lei… Palavras do seu Lula… E Hoje em dia continua a mesma coisa não??? Portanto Requião! Requião! com certeza este sim eu acredito que fará com que este Pais seja realmente um Pais de Todos e não tão somente dos amigos do Rei!”