da Folha de S.Paulo
Em reação às informações de espionagem dos EUA no Brasil, a presidente Dilma Rousseff afirmou ontem não concordar com “interferências dessa ordem”.
O governo decidiu investigar o caso e acelerar a aprovação de um marco civil da internet no Congresso.
“Se houver participação de outros países, outras empresas que não aquelas brasileiras, seguramente é violação de soberania, sem dúvida, como é violação de direitos humanos”, disse após evento no Palácio do Planalto.
Segundo ela, é preciso acompanhar o episódio “sem precipitação e sem prejulgamento”. “Não concordamos com interferências dessa ordem no Brasil como em qualquer outro país.”
Reportagem do jornal “O Globo” informou que o Brasil é um dos alvos prioritários da espionagem da NSA (Agência de Segurança Nacional), órgão dos EUA.
A revelação do caso fez com que o governo reagisse em várias frentes. A Polícia Federal vai investigar as denúncias sobre espionagem de comunicações eletrônicas e telefônicas no Brasil, apurando se empresas brasileiras cooperaram com o esquema.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) também abriu procedimento para apurar se as teles brasileiras repassaram dados aos EUA, violando assim o sigilo de dados e comunicações de cidadãos brasileiros
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal informou por meio de nota que está “perplexo e indignado” com notícias de eventuais espionagens.
“Nenhuma prestadora de serviços de telecomunicações associada ao SindiTelebrasil provê ou facilita informações que possam quebrar o sigilo de seus usuários, salvo mediante ordem judicial na forma da lei brasileira”, diz.
Como resposta política ao episódio, o governo trabalhará para aprovar o marco civil da internet na Câmara e no Senado antes do recesso parlamentar, em 18 de julho.
A ideia é endurecer a proposta, prevendo obrigatoriedade de armazenagem de dados de brasileiros no próprio país e rever pontos no texto que tratam de privacidade.
Ponto polêmico no projeto e alvo do lobby de empresas de telecomunicações, a guarda de dados motivou um dos vários impasses que impediram sua votação em plenário no fim do ano passado.
Dilma informou ainda que o governo já enviou ao embaixador brasileiro nos Estados Unidos e ao embaixador americano no Brasil um pedido de explicações.
Também decidiu, disse ela, encaminhar uma discussão na União Internacional de Telecomunicações pedindo para tomar medidas para segurança cibernética.
“Ao mesmo tempo, vamos apresentar proposta à Comissão de Direitos Humanos da ONU, uma vez que um dos preceitos fundamentais é a garantia da liberdade de expressão, mas também de direitos individuais, principalmente da privacidade, garantido na nossa Constituição.”
Nos EUA, uma porta-voz do Departamento de Estado disse que o governo “reúne informações de inteligência como fazem todos os países”. “Temos conversado com os brasileiros sobre esses fatos.”
Assim como usaram as manifestações para fazerem uma afronta denominada plesbicito (idéia que existe desde 2007), agora usam do comentário de um vigarista, traidor para propor marco regulatorio da internet, e ainda falam que vão mandar a PF e Anatel investigar! Oras, uszamericanus estão pouco se lixando para os populistas da América latina, aqueles que se enriquecem e empobrecem suas populações, mas que muitos jenios procuram defender. Se tem alguém que eles tem desejo de investigar, pode ser porque transfere dólares demais, ou outros tipos de falcatruas! Dizer que o grosso do brasilzao esta sendo fiscalizado e cuspir na cara da sociedade! Demais a mais a Anatel NAO faz sua parte direito, as comunicações sao péssimas, e outra, aqui no Brasil a Abin coloca escutas em inimigos do governo, ou aliados que possam trair, a PF cansa de colocar escutas em vários inocentes, laranjas ou suspeitos de crimes, e disso eles nao falam….o Brasil contina levando na b…..e aplaudindo a demagogia, e achando que os gritos nas ruas serviu para alguma coisa! Vergonha destepaiz, vergonha de intelectuais, jornalistas politicamente corretos de Todas as emissoras, que se negam a falar a verdade, vergonha de populismo e demagogia barata e vagabunda, vergonha de um vitimismo constante nos brasileiros, vergonha de quem vende votos, vergonha de uma oposição que nao existe e nao levanta a voz. Vergonha de ver sindicalistas, grevistas profissionais, sem terras, índios, quilombolas e outros querendo pautar a lei e ordem no Brasil. Vergonha de um gigante que teve um pesadelo, gritou e esperneou por causas justas, mas que acabou se dando um tiro no pé, melhor que ficasse dormindo
E ASSIM VÃO GANHANDO TEMPO PARA NÃO CUMPRIR O QUE EXIGIMOS POR DIRIETO CONSTITUCIONAL. CENSURA NUNCA MAIS! QUEREM OFICIALIZAR O QUE JÁ FAZEM HÁ MUITO TEMPO E EM OUROS GOVERNOS TAMBÉM! CADE A SAÚDE AQUI? A CULTURA? BLABLABLÁ!O CRESCIMENTO DO PIB FOI DE 0,06% . ISTO É O QUE DIZEM, DEVE TER SIDO MENOR! COPA DO MUNDO AQUI?ARGH!!!! RESOLVERAM COLOCAR O OBAMA NAS NOSSAS CRISES INTERNAS, MAS LÁ, O POVO DE CHICAGO, GRITAVA EM ALTO E BOM SOM QUE NÃO QUERIAM FIFA POR LÁ DE JEITO NENHUM. OLHA O FOCO POVO!
VAMOS DIRETO AO PONTO
Queremos diminuir os gastos em 85% com os legislativos Federais/Estaduais/Municipais (políticos) que juntos geram uma despesa em torno de 250 BILHÕES DE REAIS POR ANO. O PIB anual do Brasil é de 4,4 TRILHÕES DE REAIS POR ANO.
A corrupção no Brasil nos toma mais 200 BILHÕES DE DÓLARES (400 BILHÕES DE REAIS)POR ANO, SEGUNDO A ONU.
TOTAL DESTE DINHEIRO TODO 650 BILHÕES DE REAIS, 15% DO NOSSO PIB ANUAL.