Do blog de Zé Dirceu:
Em suas reportagens hoje sobre a pesquisa CNT/Sensus divulgada neste início de semana sobre a sucessão presidencial em 2010, os jornalões – Folha de S.Paulo à frente – não conseguem esconder a tristeza e a decepção com os resultados do levantamento.
Da forma como o noticiário foi redigido e publicado, pelo contrário, fica exposta, desnudada mesmo, a decepção e a frustração que sentem, particularmente com a queda de 15 pontos em um ano do presidenciável tucano o governador paulista José Serra.
Evitaram a todo custo destacar, também, o fato de quase 50% do eleitorado antecipar taxativamente que não votam, de forma alguma, em um candidato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – indicado ou apoiado por ele.
São duas informações que chamam a atenção, mas estão praticamente escondidas nos jornais (leia os dois posts seguintes e os que publiquei ontem com análise dessa pesquisa).
Desesperador para eles, também, é que a pesquisa, pela primeira vez avaliou o potencial de transferência de votos do presiddente Lula e do ex-presidente FHC, revelando percentuais excelentes para o atual chefe do governo e arrasadores para seu antecessor.
Deixe um comentário