Um grupo de entidades ligadas às áreas de gastronomia, hospedagem, entretenimento, bares e promotoras de eventos manifestou, nesta quinta-feira (23), apoio ao deputado federal João Arruda (PMDB-PR), que vem cobrando uma ação do Governo Federal, para a construção de um centro de convenções em Curitiba.
“Estamos deixando de participar de um segmento em franca expansão em todo o mundo”, disse João Arruda, em nota à imprensa nesta quarta-feira (22). Só um centro de convenções é capaz de projetar Curitiba no mercado internacional de eventos, acredita.
João Arruda baseou sua manifestação em dados divulgados esta semana pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, sigla em inglês). Os números constataram que Brasília cresceu mais de 30% no setor de eventos em 2012, movimentando aproximadamente R$ 2 bilhões.
Pleito
No ofício, os presidentes da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo; do Sindicato das Empresas Promotoras de Eventos do Paraná (Sindieventos), Cláudio Antunes; da Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento e Similares do Paraná (Fehgastrome), Claudio Antunes; e da Confederação Nacional de Turismo (CNTUR), Nelson Abreu Pinto, pedem apoio do deputado no pleito.
Segundo o documento, um centro de convenções vai possibilitar à Curitiba “acolher e receber eventos corporativos e congressos profissionais e científicos que possam atrair milhares de pessoas e movimentar a economia de nossa capital e região metropolitana”. A estrutura irá fortalecer o Paraná “como roteiro de grandes encontros nacionais e internacionais”.
“Lamentável”
“É lamentável que o porte de nosso estado e cidade não tenha local adequado para atrair, captar e realizar eventos que possam divulgar e movimentar a economia com o turismo de negócios e eventos”, destacam as entidades.
E completam: “esperamos contar com o vosso mandato para que consiga sensibilizar o governo federal para que encampe e viabilize este equipamento de suma importância para população na geração de empregos e renda e que assim nosso setor econômico possa fortalecer e cooperar o desenvolvimento de nosso Estado”.
Veja a seguir a íntegra da carta enviada ao deputado pelas entidades
Ao Excelentíssimo Senhor
João Arruda
Deputado Federal Representante do Paraná no Congresso Nacional
Senhor Deputado:
As entidades abaixo nominadas vem a público pedir apoio de Vossa Excelência para que o Estado do Paraná, em sua capital possua um Centro de Convenções para que possa acolher e receber eventos corporativos e congressos profissionais e científicos que possam atrair milhares de pessoas e movimentar a economia de nossa capital e região metropolitana, consequentemente fortalecendo o Estado do Paraná como roteiro de grandes encontros nacionais e internacionais.
É lamentável que o porte de nosso estado e cidade não tenha local adequado para atrair, captar e realizar eventos que possam divulgar e movimentar a economia com o turismo de negócios e eventos.
Esperamos contar com o vosso mandato para que consiga sensibilizar o governo federal para que encampe e viabilize este equipamento de suma importância para população na geração de empregos e renda e que assim nosso setor econômico possa fortalecer e cooperar o desenvolvimento de nosso Estado do Paraná.
FABIO AGUAYO
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E CASAS NOTURNAS-ABRABAR
NILTON JOSE MIGLIOZZI
PRESIDENTE DO SINDICATO DAS EMPRESAS PROMOTORAS DE EVENTOS DO ESTADO DO PARANÁ- SINDIEVENTOS
CLAUDIO ANTUNES
PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS EMPRESAS DE HOSPEDAGEM, GASTRONOMIA, ENTRETENIMENTO E SIMILARES DO PARANÁ – FEHGASTROME
NELSON DE ABREU PINTO
PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TURISMO-CNTUR
www.cntur.com.br
Deixe um comentário