Desde que foi fundada, há 55 anos, a Copel, a nossa companhia de energia elétrica se transformou numa espécie de ícone da população paranaense. A empresa, estratégica para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado, é a mais lembrada entre todos os paranaenses pelo décimo ano consecutivo, segundo pesquisa da Revista Amanhã em parceria com o Instituto Bonilha e a PriceWaterHouseCoopers, que define os vencedores do prêmio Top of Mind. O resultado, divulgado no início de novembro, rendeu prêmios a instituição.
Bom, todas estas informações reforçam a tese que temos defendido desde que iniciamos na militância política. As empresas estratégicas devem, precisam estar sob gestão pública para garantir que cumpram de fato as prerrogativas pelas quais foram criadas. Na década de 1950 fui perseguido pela polícia por pichar muros pela campanha "O Petróleo é Nosso", dando início a criação da Petrobrás. Na época os "especialistas" diziam que no Brasil não tinha petróleo. Hoje extraímos milhões de barris, provando que estávamos certos.
Trecho de artigo do deputado Waldyr Pugliesi, presidente do PMDB do Paraná, que pode ser lido na íntegra clicando AQUI
Vejam só como são as coisas em se tratando de energia : moramos na grande Foz da energia epagamos a maior tarifa pelo consumo na estado da copel…..claro que sabemos que apesar de termos aqui a ITAIPU ,não consumimos desta produção e nestas horas não sofremos o apagão mas, de nada adianta ser considerada a capital da energia eletrica para nossa gente.