A implantação do Parque Cientifico e Tecnológico de Medianeira – campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – vai se tornar realidade graças a emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão do deputado Fernando Giacobo (PR). Nesta segunda-feira, 12, Giacobo visitou Medianeira e participou assinatura e entrega de escritura da doação de um terreno público para a construção do parque.
Segundo Giacobo, o parque cientifico e tecnológico vai trazer diversos benefícios para a população e a economia da região, entre eles: oportunidades no mercado de trabalho para os jovens recém-formados, abertura de novas empresas, criação de empregos, geração de renda para muitas famílias e impostos para os cofres do município. “Sinto orgulho de fazer parte deste projeto desde o início, é um grande passo em direção ao desenvolvimento educacional e de mercado na região”, destaca.
Giacobo destacou que os recursos destinados para a implantação do parque científico é forma de agradecer Medianeira pelo apoio e reconhecimento que recebe das lideranças e moradores da cidade. “É um sonho que está se tornando realidade, desde 2013 estamos implementando o parque, porque tenho certeza que vai trazer geração de emprego e renda para a cidade”.
O terreno de 99 mil metros quadrados, até então utilizado como Parque de Exposições Tancredo Neves, abrigará agora diversos espaços científicos e tecnológicos, com destaque para o núcleo empresarial de inovação com 28 módulos – de 30 m² a 42m², um auditório para 50 pessoas, quatro salas de reunião e quatro salas administrativas. A verba destinada será utilizada na adequação e reformas das edificações que serão concedidas juntamente com o terreno pela prefeitura de Medianeira.
Além do núcleo empresarial, onde ficarão as empresas criadas pelos alunos recém-formados, o parque cientifico e tecnológico da UTFPR oferecerá um espaço para captação e estudo de energias renováveis, incubadora e hotel tecnológico, espaço de criação e discussão, centro de pesquisa de inovação, lotes para núcleo empresarial e um refeitório.
Do ato da assinatura da transferência do terremo, participaram o prefeito Ricardo Endrigo; o vice Neguinho; o presidente da Câmara de Vereadores, Sebastião Antonio, o vice Sidney França, os vereadores Tarcísio Becker Sobrinho; Pedro Ignácio Seffrin e Aristeu Elias Ribeiro; o diretor geral da UTFPR – campus Medianeira, Flávio Feix Pauli; o reitor da Universidade, Luiz Alberto Pilatt; o professor e diretor de relações empresariais e comunitárias da UTFPR, Antonio Luiz Bau; o presidente do Conselho Consultivo de Desenvolvimento Municipal de Medianeira, Leandro Scalabrin; demais colaboradores, secretários municipais, servidores, convidados e imprensa.
O presidente da Câmara, Sebastião Antonio pontuou o trabalho dos envolvidos na viabilização desta grandiosa obra à cidade de Medianeira e suas benfeitorias. “O que vemos hoje é o resultado do empenho de diversas pessoas que trabalharam em conjunto, sem medir esforços, para fazer acontecer. O Município e toda a região estão sendo contemplados com uma obra que permitirá o avanço tecnológico altamente positivo de que necessitávamos”, ponderou.
Um amplo espaço antes palco de grandes feiras e eventos será agora ambiente para capacitação profissional e berço de inúmeras empresas. “Parabenizo os envolvidos, seja quem idealizou, buscou, a quem trouxe ou se dispôs a ajudar a concretizar este investimento, que torna-se agora uma fonte de esperança para grandes resultados no setor tecnológico, e certamente encherá os olhos de todos por sua grandeza”, – completou Sebastião.
Deixe um comentário