Arquivos

Categorias

Embaixador e deputada apresentam call center da cidadania italiana

Do Fabio Campana:

A deputada do Parlamento italiano Renata Bueno (na foto, ao centro) acompanhou nesta terça (16), em Curitiba, o lançamento do serviço nacional de call center que vai agilizar os serviços consulares da Itália no Brasil. O serviço, inédito no país, foi apresentado pelo embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta (dir.). O cônsul da Itália em Curitiba, Salvatore di Venezia, também esteve presente ao lançamento ocorrido na Sociedade Garibaldi.

O serviço, que será ativado ainda nesta quarta (17) pela VFS Brasil em parceria com a Almaviva do Brasil, fornecerá aos usuários informações sobre o processo de reconhecimento da cidadania italiana, as legalizações de documentos e outros serviços consulares. O serviço prestará informações unificadas válidas para todos os sete consulados italianos no Brasil. O acesso poderá ser mediante e-mail, “chat” e atendimento telefônico.

“O serviço pode atender todos os descendentes de italianos no Brasil. Hoje temos mais de 30 milhões e muitos deles querem ter mais facilidade de acesso aos serviços consulares, principalmente os jovens, que buscam de forma legítima a cidadania italiana”, afirmou Renata Bueno, que avaliou em 60 mil o número de processos de reconhecimento da cidadania em andamento. “O call center dará mais eficiência a este serviço”, declarou.

O call center vai unir os serviços de informações e agendamento, aumentando o tempo de dedicação dos consulados aos processos internos. O serviço funcionará das 8h às 18h, de segundas às sextas-feiras.

O embaixador Rafaelle Trombetta destacou a escolha de Curitiba para o lançamento do call center. “É um projeto de extrema importância para estreitar relações. A Itália tem laços antigos com o Paraná e sua capital”, declarou.

Aproximação entre Itália e o Paraná
O embaixador também enfatizou que o surgimento deste novo projeto nos consulados brasileiros coincide com o início do mandato de Renata Bueno como deputada italiana. “Ela já começou a representar seu país. Hoje ainda tivemos a oportunidade de nos reunirmos com o governador Beto Richa e o prefeito Gustavo Fruet, demonstrando boa aproximação política”, declarou.

Eficiência com simplificação
Já o cônsul da Itália em Curitiba, Salvatore di Venezia, informou ainda que o serviço já foi adotado com sucesso na Espanha. “No Brasil o projeto é mais ambicioso. Por meio da simplificação vamos melhorar muito a comunicação entre italianos e estruturas consulares. Todos os consulados devem conhecer este sistema”, disse.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.