Do Uol Eleições:
Em Belo Horizonte (MG), os pré-candidatos à Presidência José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) defenderam nesta quinta-feira (6) a parceria com prefeituras e mudanças no sistema de royalties da mineração – tema de interesse dos municípios de Minas – no primeiro evento em que os presidenciáveis estiveram juntos neste período de pré-campanha. O 27º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípíos (AMM), atraiu cerca de 600 prefeitos e ex-prefeitos do Estado.
Durante o evento, mediado pelo jornalista Fernando Mitre (da rede "Bandeirantes"), os candidatos foram unânimes em defender a reforma tributária e em alterar o sistema atual de divisão dos royalties da mineração. Serra foi o primeiro a levantar o assunto. Segundo o tucano, os royalties "têm que se estender a outros recursos naturais" e deve estar ligado a invetimentos. Em seguida, Dilma concordou com o adversário e declarou que os royalties para a mineração são "uma questão de dívida com a nação".
Em sua defesa das parcerias entre governo federal e municípios, a petista ressaltou os investimentos previstos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em áreas como saneamento, pavimentação e prevenção de desastres, enquanto Serra criticou o governo federal pela falta de repasse em torno de R$ 350 milhões somente nos 4 primeiros meses deste ano aos municípios mineiros. – além de apoiar o trabalho conjunto entre governo e municípios independentemente da filiação partidária. (Leia mais)
Deixe um comentário