A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação divulgou ontem que a Prefeitura de Londrina pagou o valor integral na compra da coleção de livros ”Vivenciando a Cultura Afro-brasileira e Indígena”, apesar de ter recebido a oferta de um desconto de 18%.
A informação foi confirmada pelo presidente da CEI, vereador Rony Alves (PTB), após análise de nota de empenho e do DOC bancário feito pela administração à Editora Ética. ”A primeira proposta da Editora Ética era pela venda da metade da quantidade de livros, com desconto de 20%. Depois, a proposta era pela compra de 13,5 mil livros, mas com um desconto menor (18%). Apesar disso, a Prefeitura pagou o valor total, ou seja, R$ 621 mil, sendo que poderia ter um desconto de cerca de R$ 110 mil”, explicou Alves, ressaltanto que por esse motivo o depoimento da ex-secretária municipal de Educação Karin Sabec e do ex-secretário de Gestão Pública Marco Cito são tão importantes para a investigação.
A CEI investiga supostas irregularidades na compra por carona de kit de uniformes e a dispensa de licitação para a aquisição de livros didáticos considerados racistas por entidades de classe e Ministério Público.
Marco Cito – preso há um mês por suposta corrupção ativa e formação de quadrilha – vai ser encaminhado da Penitenciária Estadual de Londrina 2 (PEL 2) para a Câmara na próxima segunda-feira para prestar esclarecimentos em relação aos assuntos investigados.
O depoimento foi ordenado pelo juiz da 3 Vara Criminal, Katsujo Nakadomari, atendendo pedido feito pela CEI. Karin Sabec deveria ter prestado esclarecimentos ontem à tarde, mas não compareceu. Ela assinou nova convocação para a próxima quarta-feira.
Fonte: Folha de Londrina
Deixe um comentário