Arquivos

Categorias

Em Irati, Stoklos não apoiará nenhum candidato

Kelly Ramos
Folha de Irati

Dono da maior votação da história de Irati em eleições, que aconteceu em 2008, o prefeito Sergio Stoklos (PSD), reeleito naquele ano ao lado de Marisa Lucas com 71% dos votos, afirma que não apoiará ninguém no pleito de 2012. “Como a Marisa desistiu de ser candidata e o PSD não vai ter candidatura própria a prefeito, eu não vou apoiar nenhum nome”, diz Stoklos.

O prefeito conta que seu desejo era de que houvesse união do grupo que esteve com ele na eleição de 2008. Ele ainda relata que não participou de nenhuma conversa em relação ao PSD apoiar outras candidaturas. A legenda optou em coligar com o PSDB e indicou a vice, Lucimara Farias, que estará ao lado do empresário Jorge Derbli no pleito. “Eu já havia avisado o Sciarra [presidente do diretório estadual] que se tomasse esse rumo eu me licenciaria do partido”, relata.

Muitos esperavam que Stoklos indicaria um nome para concorrer. O prefeito enfatiza que tem, ao lado de muitas pessoas, um plano de gestão e não de poder. “As circunstâncias de não ter um candidato que saia da própria administração não é um problema e é assim que a população deve encarar. Haverá uma alternância no poder, mas eu não mudo o meu projeto. Não tenho medo de entregar a gestão, seja a quem for”, afirma.

Stoklos fala que o próximo administrador do município terá todas as condições para fazer um bom trabalho. “O próximo prefeito tem tudo para ser o melhor de todos os tempos”, diz. Ele conta que nos últimos anos Irati passou por diversos avanços, que vão desde a infraestrutura urbanística, até nos setores de saúde e educação. “Agora temos condições de atrair novos investimentos. Falta pouca infraestrutura básica”, relata.

O prefeito cita diversos avanços, como na área de saúde, que conta hoje com um programa de especialidades, com um pronto atendimento 24 horas, clínicas de pediatria, radiologia, fisioterapia e odontologia e com a queda expressiva dos casos de mortalidade infantil. Já no setor educacional, Stoklos ressalta o trabalho realizado para a vinda do Instituto Federal do Paraná (IFPR), a construção e reformas de escolas e os quatro novos centros de educação infantil que bairros de Irati estão ganhando. “As boas condições estão colocadas e os frutos serão colhidos nos próximos anos”, ressalta.

Stoklos diz acreditar que os três candidatos que concorrerão ao cargo de prefeito buscaram um preparo para administrar o município. “Como cidadão, a partir de janeiro do ano que vem, estarei pronto a colaborar com a minha experiência quando solicitarem meu conhecimento adquirido. Farei isso para quem for eleito com muita satisfação”.

FUTUROSergio Stoklos está na vida pública há 20 anos. Ele se formou em medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e se especializou em ginecologia e obstetrícia. O atual prefeito de Irati é concursado como médico do Estado desde 1990. Sua carreira política iniciou em 1993, quando assumiu a Secretaria Municipal de Saúde. Em 1997 foi vice-prefeito, em 2001 foi o vereador mais votado daquela eleição e até hoje é o segundo mais votado na história do Poder Legislativo. Em 2004 foi eleito prefeito e em 2008 reeleito para o mesmo cargo.

Nos bastidores da política local e regional já se fala na possibilidade de Stoklos ser candidato a deputado estadual em 2014. Ele afirma que esta decisão ainda não é clara na sua vida e que para isso acontecer à vontade deve partir da comunidade, grupo político, família e do seu desejo pessoal.

Independente do seu nome ser lançado ou não para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), o prefeito de Irati afirma que é importante a região Centro-Sul ter um representante tanto no Estado, como na Câmara Federal.