O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira (PSB), abriu as portas de seu gabinete nesta sexta-feira (10), na terceira edição do Gabinete Aberto, sempre na segunda sexta de cada mês. O dia tem sido bastante concorrido na prefeitura.
Em uma das audiências, Reni recebeu representantes da Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu (Adifi), que desenvolve um trabalho preventivo entre diabéticos. A presidente da entidade, Terezinha Pinezi e voluntárias Angelina Vasconcelos de Chazarreta, que atua como psicóloga e Elígia Ritt, assistente social, foram recebidas logo pela manhã.
“Este contato com a população é muito importante, além de aproximar a prefeitura das pessoas, possibilita para a administração projetar as ações que são prioritárias para atender as demandas de toda a sociedade”, disse Reni.
A associação busca junto ao município uma subvenção para ajudar na contratação de uma equipe multidisciplinar para trabalhar na entidade. São psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e pedagogas. Hoje esses profissionais atuam de forma voluntária e nos horários que eles dispõem.
O objetivo é que a equipe possa atender em horário comercial, ampliando os serviços oferecidos pela Adifi. A associação possui 600 associados, mas o trabalho é realizado envolvendo toda a família desses pacientes. O programa inclui visitas domiciliares, reuniões mensais, orientações por telefone, mediações facilitando o atendimento médico e também a cozinha experimental diet, onde uma vez por mês são ensinadas receitas que possam ser consumidas pelos diabéticos.
As representantes da Adifi informaram o Reni Pereira que já apresentaram projetos para serem incluídas na subvenção que o município repassa para as entidades, mas não tiveram retorno. A presidente e as voluntárias saíram satisfeitas da audiência pelo retorno do prefeito, que reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pela Adifi e garantiu o repasse de um veículo, que será usado nas visitas domiciliares.
O prefeito também disse que vai verificar a questão da subvenção para os projetos já protocolados pela associação, de Educação em Diabetes.
Para a psicóloga Angelina de Chazarreta, o projeto do Gabinete Aberto, realmente oferece um acesso direto ao Prefeito. “É um canal aberto e de mão dupla, que permite ao Prefeito conhecer mais sobre as entidades e suas necessidades. Já nós, obtemos um retorno direto das nossas reivindicações e ficamos sabendo sobre os projetos para nossa área”, destacou a psicóloga.
O Gabinete Aberto para as entidades é realizado toda a segunda sexta-feira do mês. O atendimento é feito das 7 às 19 horas, com a distribuição de senhas por ordem de chegada. Para Reni Pereira, “esses encontros têm pautado algumas ações imediatas feitas pela administração, que atende aos pedidos desses representantes”, destaca o Prefeito.
Deixe um comentário