Por Fabiula Wurmeister, da sucursal da Gazeta do Povo:
O Ministério Público Estadual determinou que a prefeitura de Foz do Iguaçu retirasse uma das câmeras do posto de saúde onde estava instalada havia três meses. Segundo a procuradoria, o equipamento colocado na recepção da enfermaria fere o código de ética de saúde ao mostrar procedimentos que expõem a privacidade de pacientes.
Segundo o prefeito Paulo Mac-Donald (PDT), o monitoramento eletrônico tem o objetivo de auxiliar na administração da unidade, evitar a longa espera por atendimento e coibir as frequentes ameaças dos usuários contra os funcionários. O próprio prefeito acompanha, de seu gabinete, as imagens feitas no posto.
A polêmica em torno do “Big Brother da Saúde”, como a iniciativa ficou conhecida, mobilizou o Conselho Municipal de Saúde, a Associação Médica de Foz do Iguaçu e o Conselho Regional de Medicina. As três entidades haviam encaminhado ao prefeito o pedido de retirada da câmera, mas não tiveram sucesso. Com a resistência da prefeitura, desde maio o assunto vinha sendo tratado na Justiça. Na semana passada, em acordo proposto por meio de um termo de ajustamento de conduta, o Ministério Público estabeleceu prazo de 72 horas para o cumprimento da ordem judicial, o que acabou sendo cumprido. (Leia mais)
Eu acho que as câmeras deveriam continuar nos postos de saúde, segunda feira dia 06/07/2009, fui no posto de manhã e marquei consulta com o Dr.Humberto E. Teixeira Junior, ao chegar no posto perguntei para a enfermeira se era necessário marcar consulta para entregar exame que o medico havia me pedido, a efermeira disse que sim, e que eu somente poderia entregar o exame se marcasse a consulta, como eu já estava ali desde as 6:45 e todos os funcionários chegaram às 7:40, eu pedi a ela que marcasse a tal consulta, quando o medico chegou e apareceu com um monte de requisições na mão para chamar os pacientes, eu apareci e perguntei ao medico se ele ia me atender, e que eu tinha chegado ali de manhã e era o 2º da fila, ele me disse… Olha seu Walter hoje não é dia de eu ver exames, O Sr. marca para depois depois do dia 20, e chamou a enfermeira, eu retruquei, mas doutor eu já estou aqui… e eu estou na vez, eu marquei consulta prá hoje, ele só me respondeu… Eu já disse prá você voltar depois do dia vinte, enfermeira marque para o senhor Walter para depois do dia 20 e saiu, eu acho uma grande falta de educação deste medico sem escrúpulos, vejam bem esta câmera vai afetar somente aos mal intencionados, e aos que não tem moral e também não tem bom censo, ele simplesmente me ignorou e se omitiu diante dos fatos, pois eu estava lá com os exames na mão, exames estes que foram solicitados em abril e somente agora que ficaram prontos, como ele se atreve a saber o resultado de meus exames e não se importar a olhá-lo como se ele tivesse raio x nos olhos? Ele pode me esperar quinta feira dia 9, pois acabei dando uns berros com a enfermeira e disse a ela que eu tinha que pegar uma receita e que o meu medicamento ia se acabar no dia 14 e como é que eu ia ficar… Ficaria sem medicamentos por mais de 10 dias? Espero que ele me atenda, caso contrario irei para o ministério Publico!!!