Atividades são realizadas pelo Ponto de Cultura Guatá e o Projeto Plugado!
No calendário oficial, a data de 23 de abril marca o Dia Mundial do Livro, em memória aos grandes nomes das letras, como o espanhol Miguel de Cervantes e o inglês William Shakespeare. No cotidiano, atividades em vários países celebram toda a cultura e o conhecimento contidos no livro, artefato que não perde o valor e a atualidade mesmo competindo com as novas tecnologias digitais e as modernas plataformas virtuais de conteúdos.
Em Foz do Iguaçu, durante as comemorações da data, serão distribuídos livros, revistas, adesivos e volantes literários por todo o terminal de transporte coletivo. O objetivo é chamar a atenção dos passageiros de ônibus e trabalhadores rodoviários sobre o Dia do Livro e proporcionar momentos de leitura durante a passagem das pessoas pelo equipamento público, como forma de demonstrar que a literatura e a leitura estão presentes em todos os lugares.
A ação terá início às 14:30 horas, sendo resultado da parceria dos grupos culturais iguaçuenses Associação Guatá e Casa do Teatro, por meio do Ponto de Cultura Tirando de Letra e do Projeto Plugado!, iniciativas mantidas no município pelas duas associações, respectivamente.
“Todas as nossas atividades carregam o sentido de buscar retirar a leitura e a literatura de um lugar de hierarquia e demonstrar o quanto esses elementos humanos podem ser acessíveis. É muito fácil escrever e também é muito simples desenvolver o gosto pela leitura, basta começar”, diz Kariny Wermouth, mediadora de leitura da Associação Guatá.
Durante a celebração do Dia Internacional do Livro serão distribuídos dezenas de exemplares de obras de vários gêneros e a Revista Escrita durante todo o espaço do terminal de ônbibus. Uma banca literária também fará a circulação de volantes, livretos e adesivos, além de varais de poesias e fragmentos de textos ficcionais.
A atividade ainda contará com a “Rádio Recreio Fala, Aí”, do Projeto Plugado!, um espaço para a veiculação de boa música, recados poéticos e dramatizações literárias ao vivo, através de interações entre o público e os agentes culturais.
“O livro é um dos principais abrigos da cultura, da informação, do conhecimento. É o refúgio do texto de teatro, é o manancial para a elaboração de letras musicais e assim por diante. Então, ao render essa homenagem ao livro estamos valorizando todas as demais formas de arte”, enfatiza Rosangela Rocha, coordenadora do Projeto Plugado!.
O Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor foi instituído em 1995, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), unificando o calendário internacional em torno dessa efeméride, que desde a década de 1930 já celebrava o livro na data de 23 de abril
PONTO DE CULTURA – O Ponto de Cultura Tirando de Letra é promovido pela Associação Guatá, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através da Rede de Pontos de Cultura. Entre oficinas e atividades de incentivo à leitura, à escrita e às expressões humanas, realizadas em escolas públicas municipais e estaduais, o programa ainda promoveu a revitalização da Biblioteca Cidadã Paulo Freire, na Vila “C”, proporcionando o uso deste equipamento cultural pela comunidade da região.
PLUGADO! – Iniciativa mantida pela Casa do Teatro e a Itaipu Binacional, com o apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE), o projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura! é um dos mais efetivos e permanentes projetos de formação e circulação cultural realizados na cidade. Desde 2009, o programa realiza oficinas de formação em artes e cidadania em 10 estabelecimentos da rede pública estadual, qualificando agentes culturais que recebem R$ 100,00 mensais para atuar como multiplicadores e formando uma corrente de arte e cultura nas escolas e comunidades.
Deixe um comentário