Arquivos

Categorias

Em Foz, Hospital Municipal realiza a terceira captação de órgãos neste ano

hospital foz

A equipe cirúrgica do Hospital Padre Germano Lauck de Foz do Iguaçu realiza na tarde desta sexta-feira (14) mais um procedimento de captação de órgãos para doação. Os órgãos – rins e fígado – foram de um paciente de 65 anos que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, informa a Fundação Municipal de Saúde, gestora da unidade hospitalar.

A cirurgia iniciou há pouco mais de uma hora e, segundo a FMS, não tem previsão de quando irá acabar. Neste caso, os órgãos serão destinados para um paciente do próprio Paraná. Desde o início de 2014, a equipe da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Padre Germano Lauck (CIHDOTT), já realizou três procedimentos de captação.

O CIHDOTT faz todo o protocolo para a captação, que envolve exames laboratoriais, clínicos e de imagem. O acompanhamento da cirurgia de retirada dos órgãos e transporte é de responsabilidade da Comissão a Procura de Tecidos para Transplantes do (COPOTT,) que acompanha todo o processo, desde que é aberto o protocolo até o transplante.

Trata-se de uma corrida a favor da vida. O tempo máximo de preservação fora do corpo do fígado é de 12 a 24 horas, e dos rins de até 48 horas. O transplante de fígado é a única opção para indivíduos cujo órgão deixa de funcionar. Pacientes com insuficiência renal podem se submeter ao procedimento como uma alternativa à diálise.

No Brasil, o transplante de um órgão de uma pessoa já falecida só é realizado, caso algum membro da família autorize o procedimento. Isso acontece, mesmo que em vida o indivíduo manifeste o desejo de doar os seus órgãos após a morte. Por isso, é importante que a pessoa discuta a questão com os familiares sempre de forma que o tempo gasto com a retirada do órgão e transplante seja o menor possível.

Foto: Roger Meireles