Do correspondente do blog:
Um grupo de estudantes de Foz do Iguaçu decidiu no último final de semana reativar a Umefi (União Municipal dos Estudantes de Foz do Iguaçu).
Até já elegeram a nova diretoria, foi no sábado (21), no Colégio Estadual Írio Manganeli, no bairro Morumbi. A Umefi deve retomar suas atividades já no mês que vem.
A nova diretoria, eleita em chapa única, deixou claro seu recado após a confirmação nas urnas: “O grêmio serve para auxiliar os estudantes, pois ajuda a formar cidadãos”.
Outra intenção da nova direção é oferecer palestras e atividades dentro do grêmio, para atrair os jovens e fortalecer o movimento estudantil.
A luta é ótima, plausível do ponto de vista de quem tem interesse em “acordar” a juventude politicamente e socialmente.
Tendo como meta resgatar bandeiras da classe estudantil, visando sempre se preocupar com os problemas do município.
Aliás, um chute básico é o “passe livre estudantil”, talvez fique aqui até uma deixa para a nova liderança. Mas, nem tudo é tão bom, como a abertura da Umefi.
É certo lembrar que o movimento carrega consigo uma dívida, tanto no tema orçamentário como na política. Desde o preto e branco esse movimento já era tocado e acredito que ficou abandonado por mais tempo do que ativado.
E isso tem conseqüências, não se pode negar. A nova chapa que irá representar a Umefi precisa se preocupar com esses probleminhas internos, se não se torna ilegal a reabertura do movimento.
Aliás, a Justiça já tem um pé atrás com a união, como é previsto, dívidas terão que ser acertadas, e então a Umefi poderá dar inicio a sua agenda já divulgada.
Importante, o movimento é essencial na política de um município, em Foz são mais de 35 mil estudantes abraçando a causa, o que é mais do que certo.
A juventude precisa se unir, buscar informações para obter argumentos e fazer jus à vitória.
engraçado como as coisas são forjadas no municipio de foz…a UMEFI não existe na pratica atualmente e portanto não tem um grupo para definir como será eleita a diretoria hoje.
O que acontece é que estava marcado uma confraternização com alunos da cidade(muitos foram convidados) e não só alunos como tambem ex diretores da entidade(eu inclusive)
e um certo grupo ligado a um vereador da cidade que inclusive tem na diretoria”eleita” mebros do gabinete do tal,se adiantou ao processo ,que tinha por intençao na confraternização levantar a possibilidade de se estar conclamando a classe estufdantil para uma assembleia ,na qual se abriria espaço (coisa que não foi feito) para aqueles que tivessem interesse em participar da “reativação da entidade.
Existe tambem comentarios de que antigos aliados do referido politico é que seriam responsaveis pela falencia da entidade e por suas dividas.
agora ua coisa é certa:alguem vai entrar na justiça contra esta usurpação e muitos alunos estão irritados com a questão,assim sendo a confraternização deve acontecer (tenho em mãos o convite ) e por certo tal fato não ficará fora dos assuntos a serem abordados.
Ajudei a garotada do colegio onde sou presidente da APMF a começarem um movimento local e reativaram o gremio no colegio,acontece que os mesmos nem sequer sabiam do ocorrido.
O que precisa acontecer na cidade de foz é estes poliqueiros pararem de se meter em questões estudantis como se fossem donos da cidade.
Aguardem que muita agua vai rolar e podem apostar que tem muita gente seria a fi de não deixar estes comunas tomarem conta da UMEFI como se fosse deles .
Chega de ficar calado…
E este comentario não é só para este blog, a coisa vai chegar aos estudantes da cidade pra desmascarar as reais intençoes deste povo.
Sou até suspeito em comentar aqui, pois eu mesmo articulei essa matéria. Mas, tenho que concordar com o ALECRIM, aliás, um leitor fiel dessa BOCA MALDITA.
a UMEFI precisa ser reavaliada, estruturada. Como disse no texto, tanto financeiramente quanto politicamente. E sem diferença, no financeiro e na política, o movimento está devendo e muito.
Mas, acredito que a oposição da UJS em Foz dessa vez irá lutar, cansados dessa “ditadura” estudantil que é organizada por um partido e manipulada pela União Jovem Socialista.
A UMEFI é essencial e mais. Ela é necessaria
eu não queria nem citar a UJS .afinal muitos deles nem sabem o que é socialismo de verdadepois,seus lideres nunca foram pelo social ou coletivo…uma coisa é falar a outra é agir em defesa desta ideologia.
A gente sabe que existem alguns socialistas pelo Brasil afora mas estão no lugar errado(partidos) ou escondidos por receberem ordens dos “patroes”.Assim sendo são socialistas apenas no nome,ma defendem o individuo e não social.