Arquivos

Categorias

Em Foz, estudantes reativam a Umefi

Do correspondente do blog:

Um grupo de estudantes de Foz do Iguaçu decidiu no último final de semana reativar a Umefi (União Municipal dos Estudantes de Foz do Iguaçu).

Até já elegeram a nova diretoria, foi no sábado (21), no Colégio Estadual Írio Manganeli, no bairro Morumbi. A Umefi deve retomar suas atividades já no mês que vem.

A nova diretoria, eleita em chapa única, deixou claro seu recado após a confirmação nas urnas: “O grêmio serve para auxiliar os estudantes, pois ajuda a formar cidadãos”.

Outra intenção da nova direção é oferecer palestras e atividades dentro do grêmio, para atrair os jovens e fortalecer o movimento estudantil.

A luta é ótima, plausível do ponto de vista de quem tem interesse em “acordar” a juventude politicamente e socialmente.

Tendo como meta resgatar bandeiras da classe estudantil, visando sempre se preocupar com os problemas do município.

Aliás, um chute básico é o “passe livre estudantil”, talvez fique aqui até uma deixa para a nova liderança. Mas, nem tudo é tão bom, como a abertura da Umefi.

É certo lembrar que o movimento carrega consigo uma dívida, tanto no tema orçamentário como na política. Desde o preto e branco esse movimento já era tocado e acredito que ficou abandonado por mais tempo do que ativado.

E isso tem conseqüências, não se pode negar. A nova chapa que irá representar a Umefi precisa se preocupar com esses probleminhas internos, se não se torna ilegal a reabertura do movimento.

Aliás, a Justiça já tem um pé atrás com a união, como é previsto, dívidas terão que ser acertadas, e então a Umefi poderá dar inicio a sua agenda já divulgada.

Importante, o movimento é essencial na política de um município, em Foz são mais de 35 mil estudantes abraçando a causa, o que é mais do que certo.

A juventude precisa se unir, buscar informações para obter argumentos e fazer jus à vitória.