por Nelson Figueira, no A Gazeta do Iguaçu
Criada há 13 anos, a Faculdade Dinâmica das Cataratas se tornou o primeiro centro universitário da região Oeste do Paraná. A concretização se deu por meio da Portaria 314, publicada na edição do Diário. Oficial da União de segunda-feira, 15 de abril e assinada pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Com isso, a instituição ganha mais autonomia. “O centro universitário é o penúltimo passo para uma universidade. Mas na verdade tem a mesma autonomia acadêmica de uma universidade. Já podemos emitir diplomas, que antes passavam pela federal (do Paraná) e Unioeste. Abertura de cursos também é automática”, explicou o agora pró-reitor acadêmico Fábio Prado.
De acordo com ele, a conquista foi alcançada em primeiro lugar graças à equipe da instituição, que “é espetacular”. Em segundo aos alunos. Em sua avaliação, outra particularidade que auxiliou foram as parcerias internacionais.
Entre elas, está as firmadas com a Universidade Central da Flórida, no EUA; Universidade de Toulouse, na França; de Coimbra, Portugal; Universidade Romatre, e de Firenze, ambas na Itália e várias outras. No mês que vem, em um encontro de instituições na China, a única da América Latina será a UDC.
Deixe um comentário