Arquivos

Categorias

Em Foz do Iguaçu, Reni Pereira projeta transporte coletivo inteligente e eficiente

Mais uma boa notícia é anunciada pelo candidato a prefeito de Foz, Reni Pereira, aos usuários do transporte coletivo urbano de Foz do Iguaçu. Ciente dos problemas do transporte público na cidade, Reni tem como diretriz de sua gestão oferecerao usuário o serviço de SMS (torpedo via celular), no qual o passageiro receberá informações dos horários dos ônibus utilizadas no seu dia a dia no ponto mais próximo de sua casa ou local de embarque.

Também serão informados: a quantidade de passageiros dentro do ônibus, se está ou não lotado e o horário dos próximos coletivos que passarão no local.

“Algumas cidades já implantaram esse sistema. Agora imagine o estímulo que isso dará para quem usa o transporte diariamente. O usuário não precisará ficar esperando o ônibus no ponto, a pessoa pode se dirigir ao ponto minutos antes”, esclarece Reni.

Segundo Reni, o programa tem como meta aperfeiçoar a gestão do sistema, facilitando o planejamento, o controle e a fiscalização dos ônibus. Para que o sistema possa atender a demanda, terá que ser feito uma reestruturação das redes das linhas do transporte coletivo. “Vamos racionalizar, potencializar o sistema e, também, reduzir custos, oferecendo comodidade dos usuários”, destaca Reni.

Ar condicionado

Outro fator lembrado por Reni é a questão de instalação de ar condicionado nos coletivos. Não por comodidade, mas por necessidade, diante de temperatudas elevadas que Foz registra. “Não sabemos o porquê não foi exigida essa condição na licitação, nós certamente vamos exigir esse quesito”. De acordo com Reni, serão criadas novas linhas, mais funcionais e que contemplem mais bairros da cidade. “Linhas que sejam mais próximos as casas das pessoas”.

Uma ideia positiva

Três mil ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife, aderiram ao Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação – SIMOP. Os coletivos são acompanhados, em tempo real, através da tecnologia GPS, permitindo aos técnicos do Consórcio, saber o tempo de viagem, a velocidade e o posicionamento de cada veículo.

A operacionalidade fica por conta do Centro de Monitoramento da Operação (CMO), que é responsável por fazer cumprir a programação das 385 linhas que circulam nos 14 municípios da Região Metropolitana. O CMO também tem a função de articular com os órgãos de trânsito municipais no sentido de minimizar os efeitos dos congestionamentos verificados ao longo do dia.

Em Foz do Iguaçu o morador que quiser receber as informações via SMS, terá que fazer um cadastro via celular.