Arquivos

Categorias

Em Foz do Iguaçu, pesquisa mostra empate entre Brasileiro e Mac Donald

mac donald - brasileiro

O Instituto Konsultta divulgou,nesta sexta-feira (15), a primeira pesquisa sobre as intenções de votos nas eleições de outubro. O levantamento de 7 a 8 de julho com 600 entrevistas, aponta um empate técnico, dentro da margem de erro de 3% para mais ou para menos, entre o deputado Chico Brasileiro (PSD) e o ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (PDT).

De acordo com os dados, divulgados n’A Gazeta do Iguaçu nesta sexta-feira, 15, num cenário com todos os pré-candidatos, Mac Donald tem 24% contra 20% de Chico Brasileiro.

Na sequência vem o vereador Gessani da Silva (PP) com 8%, Phelipe Mansur (Rede) com 7%, Cássio Lobato (PSDB) com 4%, Claudio Rorato (PMDB) e o prefeito Reni Pereira (PSB) com 3%, a vice Ivone Barofaldi (PSDB) com 2% e os advogados Osli Machado (PPS) e Tulio Bandeira (Pros) com 2% cada.

Em outro cenário simulado pelo Konsultta, apresentando apenas os nomes dos políticos tradicionais, novo empate técnico, dentro da margem de erro. Mac Donald aparece com 27% e Brasileiro com 23%. Cláudio Rorato tem 5%, Ivone Barofaldi tem 3% e Reni Pereira 2%.

Já no cenário com apenas os nomes dos políticos que pela primeira vez são candidatos a prefeito, Gessani da Silva lidera com 13%, empatado tecnicamente com Phelipe Mansur, com 11%. Os advogados Cássio Lobato, Osli Machado e Tulio Bandeira aparecem com 7%, 4% e 3%, respectivamente.

No quesito rejeição, a liderança é do atual prefeito Reni Pereira com 57%. Na sequência aparecem Mac Donald (10%), Brasileiro (4%), Lobato (3%), Gessani (3%), outros (2%) e Ivone Barofaldi (2%). Tulio Bandeira e Claudio Rorato tem 1% de rejeição cada. Os que não sabem somam 14%. Quando perguntado “qual a sua posição em relação a renovação na política?”, 78% afirmaram serem totalmente favoráveis.

As entrevista foram realizadas em todas as regiões da cidade, com amostras distribuídas por sexo, faixa etária, escolaridade e renda familiar. Foram ouvidas 120 pessoas na região norte, 90 na nordeste, 180 na leste, 120 na centro-oeste e 90 na sul.

O intervalo de confiança adotado para a pesquisa é de 95%, com margem de erro de 3%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PR-09033/2016 e obedece todas as exigências da Lei Eleitoral.