Arquivos

Categorias

Em Foz do Iguaçu, adiada audiência pública sobre o transporte coletivo

A pedido do Foztrans, a audiência pública sobre transporte coletivo que seria realizada nesta quarta-feira, 24, foi adiada para o dia 05 de outubro, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores. A audiência, convocada pelo vereador Nilton Bobato, através do requerimento n°194/2011, tem a finalidade de dar continuidade nos debates sobre o transporte coletivo e realizar junto à população a avaliação das novas tentativas de mudanças no sistema.

Como as alterações ainda estão sendo realizadas, o Foztrans encaminhou o ofício n°803/2011, solicitando o adiamento da audiência. “Solicitamos os bons préstimos de Vossa Senhoria para que adie a continuação da Audiência Publica sobre Transporte Coletivo por pelo menos mais 30 dias, tempo este necessário para finalização dos estudos e sua implantação no bairro Morumbi”, cita o ofício.

Debate

A audiência do dia 05 será o segundo encontro para debater as mudanças no sistema de transporte coletivo de Foz do Iguaçu. A primeira audiência, também convocada pelo vereador Nilton Bobato, realizada em abril desse ano, debateu os erros cometidos na implantação do novo sistema de transporte coletivo. A primeira tentativa de mudança, implantada em janeiro, ficou em funcionamento por aproximadamente quinze dias.

A falta de comunicação e consulta popular foi diagnosticada como uma das principais falhas do processo de implantação do novo sistema. Com o intuito de reparar os erros de comunicação e também na execução do projeto, o Foztrans e a Logitrans – empresa responsável pelo projeto básico do sistema – apresentaram um cronograma de trabalho para implantação de um novo sistema de transporte público, com a previsão de um amplo processo de consulta popular nos bairros da cidade.

A segunda audiência, para Nilton Bobato, “será um instrumento de avaliação das novas mudanças e sobretudo, demonstrará a importância da democracia nas tomadas de decisão do Poder Público”.

Medicina e Viadutos

O vereador Nilton Bobato também requereu audiência, para o dia 21 de setembro, às 19h, a fim de debater a implantação do curso de medicina para o campus da Unioeste em Foz do Iguaçu. A Comissão das Estradas Federais, presidida por Nilton Bobato, também solicitou audiência para debater a construção dos viadutos na cidade.

As principais reivindicações da Comissão das Estradas Federais são as construções de viadutos no acesso da Vila A com a BR277, no CTG Charrua, na Avenida Costa e Silva, no Portal da Foz e trincheira na Avenida Beira Rio.