A comunidade árabe de Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, vai promover nesta terça-feira (30) o "Dia da Terra" (Yawm Al-Ard), manifestação que está na 34ª edição, em solidariedade à resistência a aproprieação, por Israel, da terra Palestina. O ato está programado para às 10h na Praça das Nações, em frente ao Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.
O "Dia da Terra" é um grito de alerta aos povos das terras invadidas da Palestina e nos campos de refugiados. A manifestação teve origem em 1976, em resposta ao anúncio do governo israelense de um plano que iria confiscar terras, em áreas árabes, para construir novas colônias e ampliar cidades judaicas.
A primeira greve geral mobilizou palestinos e diversas manifestações, principalmente em cidades árabes da Galiléia ao Negev. Desde então, o 30 de Março, tornou-se anualmente num Dia de comemorações e de manifestações, realizadas não só por cidadãos palestinos, mas por árabes e demais cidadãos de todo o mundo. (Leia mais)
Deixe um comentário