Por Ivan Santos, no Política em Debate:
Candidato a deputado estadual pelo PSDB do ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa, Mauro Moraes divulgou hoje nota na qual aponta que a Capital passa por problemas típicos de um país que sofre com a falta de investimentos na saúde pública. “O sucateamento do SUS tem feito vítimas em Curitiba, que sempre ofereceu qualidade nessa área”, afirma. Segundo ele, o efeito disso tem sido a falta de medicamentos e longa espera por atendimento em postos de saúde e hospitais. Em alguns casos, diz o candidato, um curitibano que precisa de uma consulta com médico especialista precisa aguardar até dois anos para conseguir atendimento. “Alguns pacientes morrem na fila aguardando por uma consulta”, relata.
Segundo Moraes, a principal carência em Curitiba é a prestação dos atendimentos específicos. De acordo com ele, o problema das especialidades está na grande diferença do valor pago por uma consulta particular em relação a uma consulta no sistema público. Segundo reclamações de usuários, áreas como a cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e neurologia são as mais carentes de profissionais. “Tenho conversado com o prefeito Luciano Ducci sobre todos esses problemas e espero que em breve sejam tomadas medidas necessárias para oferecer atendimento com qualidade a todos os curitibanos”, disse Moraes.
Curiosamente, em sua propaganda eleitoral, Beto Richa, que deixou a prefeitura em março par concorrer ao governo, promete levar ao restante do Estado o mesmo modelo de saúde pública adotada na Capital. Entre as promessas do tucano estão a criação de “centros de especialidades médicas”. A dúvida que fica, diante da avaliação do candidato a deputado do partido do próprio Richa é: se ele pretende fazer isso no restante do Estado, porque não conseguiu resolver o problema quando prefeito de Curitiba?
Siga o blog no twitter
Deixe um comentário