O destaque da programação desta quarta-feira (22/5) do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras (22/5) foi o Diálogo entre Prefeitos, aberto pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
Durante o painel, Greca fez explanações sobre programas e projetos que tornam Curitiba inteligente e educadora, além de responder perguntas com foco na sustentabilidade e questões climáticas. Participaram também os prefeitos Alejandra Dupouy (Ceres, Argentina), Marcin Krupa (Katowice, Polônia), Laura Rodrigues (Torres Vedras, Portugal) e Carles Ruiz (Viladecans, Espanha). A moderadora foi a diretora das Cidades Educadoras para a América Latina, Laura Alfonso.
“Temos que pensar na ecologia humana, temos que gerar a consciência da ecologia e nossas escolas inspiram essas ideias”, comentou Greca.
“Nossa cidade está voltada para a luz do conhecimento, com os Faróis do Saber e Inovação, a descarbonização, o uso da energia limpa, a troca de lixo por comida”, pontuou.
“Aqui ensinamos sustentabilidade e temos até nossa Escola Municipal de Sustentabilidade”, contou.
Greca abordou ainda a tragédia no Rio Grande do Sul e explicou as ações de Curitiba em relação a enchentes e também as precauções para épocas de seca, como as cisternas e a Reserva Hídrica do Futuro.
Os gestores municipais concordaram que a educação e ações sustentáveis são imprescindíveis no cenário atual, para qualquer cidade. “Ciência e educação são nosso futuro”, pontuou Marcin Krupa, de Katowice.
Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Para a prefeita de Ceres, Alejandra Dupouy, economia circular e cooperativismo têm feito a diferença na sua região. Já Laura Rodrigues, de Torres Vedras, uma cidade próxima a Lisboa com produção vinícola, destacou habitação e emprego. E Carles Ruiz, de Viladecans, também reforçou a importância da educação e dos investimentos nessa área.
Leia a matéria completa: Curitiba.Gov
Deixe um comentário