Arquivos

Categorias

EM CURITIBA, PREFEITURA IGNORA ORIENTAÇÃO DO TC E ABRE ENVELOPES DA LICITAÇÃO BILIONÁRIA DO LIXO

Nos últimos anos a imprensa paranaense se habituou a informar que o governador Roberto Requião (PMDB) não gosta de cumprir ordens judiciais ou atender orientações de órgãos específicos de fiscalização do poder público. Porém esta semana a prefeitura, conduzida pelo tucano e pré-candidato ao Governo do Estado Beto Richa, simplesmente ignorou uma orientação do Tribunal de Constas e abriu os envelopes da licitação bilionária do lixo em Curitiba. A licitação, no caso, está suspensa, como informa o colunista Celso Nascimento na Gazeta do Povo. Confiram:

Pressa 1 – A prefeitura de Curitiba não esperou nem sequer a publicação do acórdão, como é de costume, e ontem mesmo deu continuidade à bilionária concorrência para implantação do sistema de industrialização do lixo da região metropolitana. Com permissão da Justiça, abriu repentinamente ontem os envelopes de preço das duas empresas que tinham sido afastadas da disputa (os consórcios Recipar e Paraná Ambiental). E prometeu divulgar o resultado final nos próximos dias. Mas já se sabe quem seria o vencedor: o Paraná Ambiental, do empresário Silvio Name.

Pressa 2 – Não significa que tudo esteja resolvido. Uma das razões é que outra concorrente, a Tibagi, pretende manter em instâncias judiciais superiores a argumentação de que as inicialmente afastadas não cumprem quesitos quanto à habilitação técnica. Outra razão é que, também ontem, o Tribunal de Contas voltou a lembrar que a licitação continua suspensa. Alega que os questionamentos que fez não foram até agora respondidos de forma convincente. E exigiu que o sejam antes de autorizar o prosseguimento do certame.