Na próxima quarta-feira (11), a Boca Maldita abrirá espaço para um assunto que não aparece na televisão: a concentração e o monopólio da mídia no Brasil. Neste dia será realizada uma aula pública sobre a campanha nacional pela democratização da mídia e a importância do tema para a sociedade em geral, para que de fato haja liberdade de expressão à população.
A atividade terá início às 18h, com exibição de filme, debates e apresentação da campanha nacional. A ação é uma iniciativa do movimento Levante Popular da Juventude, com apoio da FRENTEX-PR – Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão.
Dados da concentração
A concentração dos meios de comunicação no Brasil é um fato. Atualmente, apenas seis grupos comandam os principais veículos nacionais de comunicação no país. Civita, Marinho, Frias, Saad e Abravanel – e os Sirotsky, donos da Rede Brasil Sul (RBS) nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul – comandam o oligopólio midiático no Brasil, com propriedade cruzada de diferentes veículos de comunicação.
A Rede Globo é campeã em concentração: o conglomerado é líder com 223 veículos próprios ou afiliados – mais que SBT e Record juntos, em segundo e terceiro lugar, respectivamente. A Globo detém ainda 33,4% do total de veículos ligados às redes privadas nacionais de TV e controla o maior número de veículos em todas as modalidades de mídia: 61,5% de TVs UHF; 40,7% dos jornais; 31,8% de TVs VHF; 30,1% das emissoras de rádio AM e 28% das FM.
O resultado da falta de democracia no acesso à produção e disseminação de conteúdo é a programação atual da maioria dos veículos de comunicação: criminalização das manifestações sociais e dos movimentos, ausência de conteúdo regional, discriminação, pouca pluralidade na informação e exibição de conteúdo educativo.
Aula pública pela Democratização da Mídia
Quando: dia 11 de setembro, a partir das 18h
Local: Boca Maldita, Centro de Curitiba/PR
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.