A vida com mais dignidade. Esta é a realidade para 66 famílias que viviam às margens do rio Atuba em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Elas receberam, na manhã desta terça-feira (29), as chaves das casas novas no Jardim Marambaia. Ao todo, 188 famílias do local serão contempladas com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O investimento é superior a R$ 7 milhões.
“Estas pessoas estavam há muito tempo esperando e por isso estamos aqui para entregar as chaves e assim garantir o direito de todos vocês em terem uma moradia digna. Chega de sofrer com as fortes chuvas quando alagava e acabava com tudo”, afirmou a prefeita Beti Pavin.
Durante a entrega das moradias, a prefeita anunciou outras parcerias com a Caixa Econômica Federal (Caixa), Governo do Estado e município para a construção de novas casas. “Estamos fazendo um levantamento em outras áreas para que mais famílias também tenham este mesmo direito”, comentou.
Beti Pavin lembrou que desde que assumiu a prefeitura se deparou com vários pontos de enchentes e alagamentos, e que para isso determinou uma operação para contenção deste problema. “Nos quatro cantos de Colombo estão sendo feitos serviços de limpeza, desassoreamento dos rios para que no próximo verão, período de fortes chuvas, a nossa gente não precise passar pelo que vinha passando”, disse.
E para o descanso destas famílias, a prefeita Beti Pavin anunciou uma área de lazer no local. “Vocês terão aqui perto, um parque, com academia ao ar livre para poderem se exercitar, e por que não se divertir, aproveitar para conversar com os vizinhos, playground para brincar com os filhos, enfim tudo que se tem direito”, informou.
Para a família de Terezinha Jesus do Espírito Santo, de 49 anos, a mudança para a nova casa no Jardim Marambaia é sinônimo de melhoria de vida, pois antes ela e a família viviam em uma pequena casa na Rua Pedro Gonshi, no bairro Olaria, que sofria com as enchentes do Rio Atuba.
“Muitas vezes perdemos nossos móveis e pertences, pois alagava toda a casa, nessa época de chuvas nem descansávamos com medo”, conta a moradora. Além dela, que irá morar na casa número 21 do conjunto, com o seu marido, ela terá seu filho, o auxiliar de serviços gerais, Cleiton Giovani do Espírito Santo como vizinho, que irá morar na casa 20, com a mulher e a filha pequena.
Ele conta que junto com as enchentes, problemas de lixo e bichos que viam motivados pelos alagamentos incomodavam muito. “Era bem complicado quando alagava, pois além da água acabar com nossos móveis, o lixo caia tudo na nossa casa e existiam ratos e insetos”, explica. O auxiliar de serviços gerais conta que a antiga casa também tinha rachaduras.
A questão das chuvas e alagamentos também é citada pelo morador há 34 anos do bairro, Francisco Galvão de Andrade. Ele que irá mora na casa 33 do Jardim Marambaia, residia com a esposa e uma filha nas proximidades da nova residência e explica que a água chegava até os joelhos neste período e com a nova casa, tudo irá ficar melhor.
A qualidade de vida e a alegria com a nova residência é destaque para a moradora Rosaria Maria de Carvalho, de 81 anos, que afirma que os vizinhos são muito bacanas e a casa nova muito bonita.
O diretor de regularização fundiária e relações comunitárias, Nelson Cordeiro Justus, represenando o governador Beto Richa e o diretor presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, destacou que estas famílias, agora sim, estão em um lugar muito bom para se viver.
“Nesta região tem equipamentos públicos para todos usarem e aproveitarem, por conta da parceria com a prefeitura de Colombo. Todos temos que celebrar por vocês sairem de uma área de risco e estarem em uma área boa como está aqui”, falou Nelson Cordeiro Justus.
Também participaram da entrega das novas casas o vice-prefeito Ademir Goulart, os secretários municipais: de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tania Tosin; da Administração, Luiz Gilberto Pavin; da Fazenda, Marcio Strapasson; Educação, Cultura e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin; Ação Social e Trabalho, Maria da Silva Souza; Obras e Viação, João Maria Rodrigues; Indústria, Comércio e Turismo, Antonio Ricardo Milgioransa; Planejamento, Angelo Betirnardi, os vereadores Alan Henrique da Silva, Clodoaldo Camargo, Eurico Dino, Helio Feitosa, José Aparecido Gotardo, Nivaldo Paris, Sidinei Campos, Givanildo Silva e a comunidade em geral.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura no www.colombopmc.blogspot.com.br, no facebook.com/pmdecolombo, no www.twitter.com/ColomboPMC e no site www.colombo.pr.gov.br
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.