A gestão Beti Pavin tem dado uma atenção especial aos rios e córregos de Colombo, na região metropolitana de Curitiba. A intenção é garantir o escoamento das águas principalmente em épocas de fortes chuvas como agora no verão. O trabalho na região do Jardim Florença, iniciado em outubro, foi vistoriado na última semana pela prefeita.
“Temos esta meta de minimizar ao máximo as enchentes em nossa cidade, pois é chegada a hora de prevenir os alagamentos, limpando os rios e córregos que cortam Colombo”, disse Beti Pavin. “Por isso, determinei que até este verão, a nossa população não sofra mais com este problema que tanto incomodou no início deste ano”, informou.
O serviço que está em andamento por parte das secretarias municipais da Administração, de Obras e Viação e também do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitação, partiu de um levantamento dos locais apontados como os de maior probabilidade de enchentes registrados pela Defesa Civil.
Devido a isso, além do Jardim Florença, outras 11 regiões da cidade recebem os trabalhos de limpeza, são elas: São Gabriel, Águas Fervidas (na área rural), Jardim Ana Rosa, Centro, Jardim Cesár Augusto, Jardim João Paulo II, Jardim Osasco, Jardim Paloma, Rio Verde, Parque do Embu, Jardim Paraná.
Desassoreamento facilita a passagem das águas
O desassoreamento é a limpeza realizada nos córregos e rios para tirar materiais, como: folhas, terra, galho, e que foram se acumulando com o passar do tempo. E esses detritos dificultavam a passagem das águas pluviais (vindas da chuva) e acabavam ocasionando tais alagamentos. A previsão é de que conforme estas áreas sejam concluídas, mais localidades sejam atendidas.
Estão disponibilizados para estes trabalhos três equipamentos para cada localidade atendida: uma máquina escavadeira, um caminhão e uma retro escavadeira. Uma delas, inclusive, é uma escavadeira anfíbia que evita que danos ambientais aconteçam por retirar os entulhos dentro da água.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.