O deputado estadual Elton Welter, do PT, apresentou esta semana projeto que estabelece diretrizes para o desenvolvimento de agricultura com baixa emissão de carbono. Diz Welter que o processo de produção de alimentos ou de matérias-primas no meio rural tem como consequência, não raro, a degradação do meio ambiente.Portanto, justificou, a proposta pretende definir e institucionalizar ações que estimulem práticas agrícolas sustentáveis, que contribuam para a redução da liberação de gás carbônico na atmosfera. Ao mesmo tempo, o deputado espera que as ações incentivem a geração e o uso de novas tecnologias capazes de ampliar os ganhos dos produtores e evitar agressões danosas ao meio ambiente.
O parlamentar destaca ainda que as dimensões territoriais do Brasil, seus diversos sistemas de produção e as características da economia paranaense evidenciam a necessidade de uma análise séria em relação à adequação do processo produtivo no campo:
“A recuperação de áreas degradadas e a integração das áreas de lavoura com a produção pecuária e com a questão florestal são fundamentais para que continuemos a produzir sem exaurir nossos recursos naturais. Deste modo, o plantio direto na palha, a reciclagem dos resíduos de produção animal e inoculação bacteriana são práticas importantes no processo de redução dos gases de efeito estufa e na emissão do gás carbônico”, observou Welter.
Entre as premissas contidas na proposição do deputado petista está o plantio de florestas comerciais, proporcionando renda futura para o produtor e o mapeamento de áreas degradadas com a finalidade de definir estratégias de intervenção com tecnologias sustentáveis, assistência técnica, crédito rural facilitado e a implantação de projetos demonstrativos em parceria com órgãos públicos e privados.
Deixe um comentário