O deputado Élio Rusch (DEM), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, defendeu nesta quarta-feira (14), a instalação do Batalhão de Fronteira anunciado pelo governador Beto Richa (PSDB) em Marechal Cândido Rondon, na orla do Lago Itaipu.
Segundo Rusch, a maioria dos portos clandestinos por onde ocorre o tráfico de armas e drogas está na região do Lago, entre Missal e Guaíra.
Segundo ele, caso o Batalhão seja instalado em Foz do Iguaçu, terá como incumbência apenas fiscalizar o tráfego nas pontes internacionais (da Amizade e da Fraternidade).
O deputado Adelino Ribeiro (PSL) questionou Rusch, dizendo que o melhor é instalar a estrutura em Cascavel.
O deputado iguaçuense Reni Pereira (PSB), não se manifestou no debate.
Reni, acabei de lêr no site da gazetinha (15/09/2011), que o tal do Batalhão de Fronteira vai ser instalado em M. C. Rondon. Você esteve num programa de TV, o do Luciano da Rede Massa, e disse que isto era impossível, pois a Fronteira era aqui. Será que faltou representatividade nossa junto ao Governador e na Assembléia Legislativa? E agora como fica? Você afirmou com todas as letras que seria implatando aqui, e que o movimento da Acifi e Sociedade Organizada era um GOLPE, pois sabiam que o tal do Batalhão de Fronteira seria instalado aqui, e estariam fazendo somente uma cortina de fumaça, pois sabiam que nao tinha problema algum a respeito disto. Será que o Helio Rusch, tem mais representantividade e acesso ao Governador do que
Vossa Excelência?