Seiscentos e cinquenta candidatos a vereador vão concorrer às eleições municipais em Curitiba, segundo a Justiça Eleitoral. Ao todo, 38 vagas estarão em jogo na Câmara Municipal. Todas as candidaturas, entretanto, ainda serão analisadas pelo órgão.
Há também a necessidade dos candidatos cumprirem alguns requisitos básicos, como terem maioridade de 18 anos, saber ler e escrever e ter ficha limpa. Aqueles com condenação judicial em segundo grau estarão, automaticamente, fora do processo. No total, 27 partidos lançaram candidatos. A maior coligação é formada por legendas que apoiam a candidatura à reeleição do atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), e conta com sete agremiações: PRB, DEM, PHS, PMN, PSB, PSDB e PSD. A coligação registrou 75 candidatos.
O segundo maior número de candidatos está na chapa de apoio a Gustavo Fruet (PDT). Juntos, o PDT, o PV e o PT terão 73 concorrentes.
Outras duas coligações têm grande número de candidatos. A chapa formada por PSC e PTdoB tem 68 nomes. Já a soma de PTN e PTC lança 61 candidatos. A coligação com menor número de candidatos é a de PR e PCdoB, com 27 nomes na disputa.
Entre os partidos que concorrem isoladamente, sem coligação, a maior chapa registrada foi a do PRP, com 57 candidatos. A seguir, aparecem PSDC (56), PSL (55), PPS (53), PTB (45), PP (41), PMDB (23), PSol (12), PPL (2), PSTU (1), PRTB (1).
Deixe um comentário