Convidada a assinar a carta-compromisso do Programa Cidades Sustentáveis, candidata do PP reforçou que pretende devolver à cidade a condição de capital ecológica
A candidata a prefeita de Curitiba pela coligação Renova Curitiba (PP/PR/PMB/SD/PHS/PRTB), Maria Victoria e seu vice, Luciano Pizzatto, marcaram presença na manhã desta quinta-feira (18) no lançamento da nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, do Programa Cidades do Esporte e do Pacto pela Transparência. O evento, realizado no auditório do ISAE/FGV, contou com a participação do representante nacional e coordenador executivo do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) Mauricio Broinizi Pereira, do diretor da Atletas pelo Brasil William Machado, e dos representantes da ISAE/FGV, Fecomércio e instituições da sociedade civil que trabalham pelos direitos de Curitiba, parceiros regionais do projeto, diretórios dos partidos políticos, lideranças e representantes de associações dos bairros da capital paranaense.
Compromisso firmado
Maria Victoria, que concorre aos 24 anos ao Palácio das Araucárias, assinou a carta-compromisso junto com os outros candidatos à Prefeitura. O documento valida a intenção do gestor municipal em cumprir a agenda global de desenvolvimento sustentável elaborada pelas iniciativas.
O Programa Cidades Sustentáveis foi estruturado em 12 eixos temáticos e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural. A nova plataforma reúne um conjunto de indicadores associados a esta agenda e também a um banco de boas práticas, com exemplos que se tornaram referências nacionais e internacionais de políticas públicas de resultados.
Desde a largada da campanha eleitoral, no último dia 16, o evento foi a primeira oportunidade em que os candidatos estiveram frente a frente para expor ideias e mostrar o engajamento de suas plataformas eleitorais com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Em sua fala, a candidata Maria Victoria ressaltou que seu governo pretende contribuir de forma participativa e transparente no desenvolvimento de uma Curitiba que retome o caminho da sustentabilidade. “O resgate da condição de capital ecológica é uma das nossas metas. Sustentabilidade tem a ver não só com meio ambiente, mas com tudo! Educação, Esporte, Segurança”, enfatizou. Como parlamentar, ela lembrou que o legislativo paranaense já se comprometeu com os 17 objetivos e 169 metas da ODS: “É uma responsabilidade da ALEP e deve ser também de todos os municípios. É na realidade uma obrigação”, concluiu.
“O esporte também é fundamental, mesmo porque tem um impacto direto na saúde. Como deputada, eu também assinei o pacto do esporte. E, como jovem que sou – que preza muito a inovação, o planejamento e a boa gestão – não poderia deixar de estar neste evento e assinar os pactos”, reforçou. A candidata enalteceu ainda a importância das parcerias público-privadas, da aproximação com as universidades e indicadores para estabelecer uma melhor qualidade de vida para as gerações do futuro. “Pelo bem das crianças, vamos trabalhar alinhados com estes objetivos, porque elas precisam de mais investimentos, carinho e atenção, principalmente na primeira infância, onde o investimento tem retorno mais significativo, não apenas social, mas também econômico para as cidades”, finalizou.
Deixe um comentário