Arquivos

Categorias

Eleição direta para a escolha do novo prefeito de Espigão Alto do Iguaçu

do colaborador Carlos Lins, do Iguaçu Notícias

Pelo fato do prefeito e vice de Espigão Alto do Iguaçu, Osstap Andreiv (PSDB) e Valdir Rodhem (PR) terem seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a eleição suplementar no município seja realizada na modalidade direta, ou seja, os eleitores é que irão escolher o novo prefeito e o vice para o mandato complementar gestão 2009/2012.

Na primeira sessão jurisdicional no plenário da nova sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorrida nesta quinta-feira, dia 15, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nancy Andrighi, concedeu mandado de segurança ajuizado pelo diretório municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e pela Câmara de Vereadores, que solicitavam que a eleição suplementar na cidade ocorresse na modalidade direta.

De acordo com a ministra, como a Lei Orgânica do Município nada dispõe sobre a forma de eleição no caso de vagarem os cargos de prefeito e vice, “a forma direta é a que melhor se coaduna com a Constituição, pois se harmoniza com o princípio democrático, confere maior legitimidade aos eleitos, bem como imprime máxima efetividade à soberania popular”.

Ao acolher o mandado, o TSE confirmou liminar dada pela ministra, que havia suspendido a eficácia da resolução do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que determinava a realização de eleição indireta para a escolha do prefeito de Espigão Alto do Iguaçu.

O grupo político dos ex-prefeitos José Zgoda e Agenor Bertoncelo, ambos do PMDB e com chances claras de vitória, com apoio do Deputado Estadual Nereu Moura (PMDB) deverá disputar a eleição complementar. O Tribunal Regional Eleitoral (T.R.E) do Paraná é quem deverá marcar a data de eleição direta em Espigão Alto do Iguaçu.