Arquivos

Categorias

Educação: Primeiro curso de doutorado de Foz do Iguaçu será na Unioeste

Unioeste2

O programa de pós-graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras, que em 2010 foi o primeiro mestrado da cidade de Foz do Iguaçu, novamente se torna um marco na história da cidade, é o primeiro doutorado de Foz do Iguaçu. A avaliação positiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi anunciada no final de dezembro e o curso iniciará suas atividades no segundo semestre de 2015.

O doutorado, com duração máxima de quatro anos, contará com três linhas de pesquisa: Território, História e Memória, Linguagem, Cultura e Identidade e Trabalho, Política e Sociedade. A estrutura será muito semelhante a do mestrado já existente, cujas informações podem ser encontradas AQUI.

O Objetivo do curso é “formar profissional com base teórica interdisciplinar sólida, integradora e inovadora para atuação em conflitos e ambiguidades derivados da situação de fronteiras geográficas, cibernéticas e simbólicas”.

O perfil do aluno a ser formado é um “profissional capacitado, com base teórico/prática sólida e perfil interdisciplinar, para atuação de forma inovadora, integradora e diferenciada em todos os níveis de ensino, institutos de pesquisas e assessorias técnico-científicas”.

O programa de pós-graduação, já em seu nível de mestrado, vem atendendo as demandas acadêmicas e sociais, oportunizando à profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, formação acadêmica interdisciplinar, voltada às necessidades da região e da temática fronteira. Assim, a proposta recebeu avaliação positiva pela Capes, nos seguintes termos: “Considerando a consistência da Proposta, a experiência bem sucedida do Mestrado Interdisciplinar, a adequada dimensão do regime de trabalho, a maturidade científica e capacidade de orientação de seu corpo docente, a Área Interdisciplinar recomenda a aprovação da proposta de Doutorado.”

Dessa maneira, em 2015, Foz do Iguaçu terá na Unioeste, o primeiro curso de doutorado da cidade, com a expectativa de formar recursos humanos, produzir conhecimentos e contribuir com o desenvolvimento social das regiões de fronteiras.