Karla Galende
A promulgação da Emenda Constitucional nº 108/2020 que tornou permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) impactará positivamente o Município de Santa Terezinha de Itaipu e, por esta razão, deve ser motivo de comemoração por todos os itaipuenses.
Com uma educação de qualidade, é possível transformar vidas, a sociedade e viabilizar um crescimento econômico sustentável. Por esta razão, é imprescindível que haja a manutenção da atual política pública educacional do município que assegura estabilidade nos investimentos, numa visão de longo prazo.
Pensando nisso, não foram medidos esforços para que o Município pudesse estar vivendo a atual época dourada da educação pública, afinal foram reformados e ampliados os 4 (quatro) Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do município; reformadas e ampliadas três (3) escolas municipais e três (3) escolas estaduais; e construído uma nova sede para escola municipal Monteiro Lobato e uma nova sede para a escola estadual Arcangelo Nandi. O Município contará a partir desses investimentos com uma infraestrutura e espaços físicos invejáveis.
E como prova de que investimento reflete na melhora da qualidade de ensino, o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Santa Terezinha de Itaipu, divulgado pelo Ministério da Educação, revela a nota de 6,8 para escolas do município, bem superior a média nacional de nota 5.6.
De agora em diante, além da certeza do Fundeb como política pública permanente, a notícia de ampliação de 10% para 23% de participação da União no financiamento da educação fazendo com que o investimento valor/aluno passe de R$ 3,6 mil para até R$ 5,5 mil em 2026, viabilizará novos investimentos na educação municipal, porém, desta vez, voltada em peso ao aperfeiçoamento profissional e melhoria salarial aos servidores da educação para concluir com total sucesso essa época dourada.
Portanto, assumo o compromisso público de que o investimento em educação continuará sendo prioridade de nossa equipe, porque acredito que investir na educação pública significa reduzir as desigualdades sociais e projetar uma vida com mais oportunidades.
Fonte: Facebook
Deixe um comentário