Para marcar a comemoração dos 40 anos da Usina de Itaipu, a Editora UFPR publicou o livro “Itaipu – Integração Energética entre Brasil e Paraguai”, escrito pelo engenheiro Miguel Sória. O lançamento do exemplar, que integra uma rica pesquisa e relatos históricos da hidrelétrica binacional, foi no começo da semana na sede da Itaipu em Curitiba.
A composição da cerimônia de lançamento foi formada pelo autor do livro, pelo diretor geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek e pelo reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. Diversas autoridades da usina e da UFPR estiveram presentes na solenidade.
A UFPR foi considerada, pelo autor do livro, parceira de primeira ordem da hidrelétrica. Segundo Sória, foi um privilégio escrever um livro e ter o selo comemorativo do centenário da Universidade mais antiga do país, ainda mais por se tratar da Instituição responsável pela concretização do modelo reduzido da Itaipu.
O reitor Zaki Akel (dir.) ao lado do autor Miguel Sória no evento de lançamento do livro – Foto: Rodrigo Juste Duarte
Para o autor do livro, o exemplar relata a história da constituição de uma empresa, com uma política não apenas de eletricidade, mas, sobretudo de humanismo. Recém-aposentado pela Itaipu, Sória, diz que a empresa, agora com 40 anos, está renovando o quadro de funcionários. O autor procurou fazer registros que sejam úteis para a população geral, mas, sobretudo para as pessoas que contribuem com seu trabalho na organização. “È uma forma de homenagear quem trabalha no grandioso projeto que é a Itaipu, e tornar público dados históricos e o conhecimento já produzido na empresa”, diz Sória.
Segundo Zaki Akel, o livro mostra a saga de sucesso, contribuição de empreendedorismo e formação social não apenas do estado do Paraná, mas de todo o Brasil. Sendo assim, a UFPR se sente honrada em poder participar deste momento. “Contar uma história tão rica, cheia de detalhes, além de complexa, de forma tão simples, concisa e didática, é louvável. Tenho certeza que este livro inspirará as novas gerações, mostrando que o trabalho conjunto progride para o sucesso”, afirmou o reitor.
O diretor geral da Itaipu diz que a empresa é um dos maiores reservatórios hidrelétricos, responsável por gerar um bem muito importante para a sociedade. Segundo Samek, a usina representa a superação das engenharias, pois funciona 24 horas por dia, e 365 dias por ano, o que garante o bom funcionamento social. “O histórico da Itaipu colocou o país na vanguarda, com uma produção de energia limpa e renovável. São 30 anos de produção de energia financiada com a própria produção, e os benefícios da usina, e o que existe de melhor nela, foram sintetizados neste livro” conta Samek. (Flaécia Gomes, UFPR, com orientação de Lais Murakami)
Deixe um comentário