Do blog de Noblat:
Em meio à disputa interna do PSDB pelos principais cargos do partido, o senador Aécio Neves (MG) levou a melhor sobre o ex-governador José Serra (SP).
Após longas conversas que se arrastaram por toda semana até o início da tarde de hoje (28), Serra foi convencido a assumir o Conselho Político, que será criado pelo partido.
A princípio o conselho deve ser “enxuto”, composto por apenas seis integrantes. E deverá ter papel deliberativo com orçamento próprio e estrutura administrativa.
O colegiado será composto também pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, pelos governadores Geraldo Alckmin e Marconi Perillo, pelo senador Aécio Neves e pelo presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra.
A decisão foi tomada momentos antes de os principais caciques do partido se dirigirem para a convenção nacional do PSDB, realizada hoje em Brasília.
A ida de Serra para o conselho não estavam nos planos dele que tinha como objetivo assumir o Instituto Teotônio Vilela (ITV).
O cargo, no entanto, ficará com o ex-senador Tasso Jereissati (CE), aliado de Aécio Neves.
A importância do ITV está no fato de que quem assumi-lo terá em mãos um orçamento anual de R$ 6 milhões.
Esse dinheiro serve para, entre outras finalidades, realizar palestras e seminários em todo o país, que poderão ser usados como plataforma para uma possível candidatura nacional.
Ou seja, dá mobilidade e conseqüentemente visibilidade. Tudo que Aécio não queria para Serra.
Na convenção de hoje, Sérgio Guerra foi reeleito presidente do partido. Alberto Goldman, aliado de Serra, será o vice.
Deixe um comentário