Arquivos

Categorias

Durante protesto, Guaidó diz que considera intervenção militar estrangeira

Falando de cima do capô de um carro e com um alto-falante, o presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, voltou a dizer que todas as opções estão sendo consideradas para derrubar o ditador Nicolás Maduro do poder, referindo-se à possibilidade de uma intervenção militar estrangeira na Venezuela. Informações da Gazeta do Povo.

“Temos avaliado todas as opções para alcançar os objetivos desse movimento… Todas as opções estão sobre a mesa e dizemos isso com responsabilidade”, afirmou perante uma multidão reunida em uma grande avenida da capital Caracas neste sábado (9).

Milhares de pessoas em todo o país saíram as ruas hoje para protestar contra o regime, em meio ao mais longo e abrangente apagão da história recente da Venezuela. O discurso de Guaidó, no meio da tarde, pareceu improviso, mas se deu desta maneira devido à falta de energia e ao fato de que a polícia impediu, na madrugada de sábado, três apoiadores de Guaidó de montar o palco onde ele faria seu discurso.

O debate sobre uma intervenção militar ganhou fôlego há duas semanas, quando Guaidó havia mencionado esta possibilidade após o fracasso da entrega de ajuda humanitária na Venezuela. Os países do Grupo de Lima, que apoiam o presidente interino, entretanto, se mostraram contrários a esta opção, devido ao histórico violento de intervenções americanas na América Latina.

“Tal artigo em questão é o 187. Ele fala sobre as funções correspondentes à Assembleia Nacional. O item 11, especificamente, estabelece que o poder legislativo pode “autorizar o uso de missões militares venezuelanas no exterior ou estrangeiras no país”.

“Quando chegar a hora, vamos ativar o artigo 187 da Constituição”, disse Guaidó.