Será nesta quinta-feira (27/06), às 20h30, que a dupla paulista Pedro Altério & Bruno Piazza toma conta do Teatro do Paiol para o show de lançamento de seu primeiro CD, gravado em 2012, intitulado Música dos Dois. Com um som que propõe uma mistura de elementos da música erudita e da MPB, os músicos mostram sucessos do álbum que leva o mesmo nome da dupla, e que tem no repertório composições próprias e parcerias com conhecidos autores.
No espetáculo, Pedro Altério (voz e violão) e Bruno Piazza (piano) apresentam seu primeiro álbum “Música dos dois” lançado no início deste ano, e contam com a participação especial de dois músicos curitibanos, Bernardo Bravo (voz e flauta) e Dú Gomide (guitarra). Das 13 músicas escolhidas para o CD de estréia, nenhuma tem solo e nem presença de ritmos brasileiros marcados, sendo três delas instrumentais. “É um disco de canções”, define a dupla, que evidencia a ponte entre o trabalho que os dois desenvolvem: o universo erudito e a música popular.
Pedro e Bruno se conheceram no projeto Quinta Dissonante, encontros musicais abertos ao público, realizados em casas noturnas de São Paulo, no formato de jam-sessions e organizados mensalmente por amigos em comum. Foi então que nasceu o projeto do CD que reflete o que os dois gostam de ouvir e de tocar, com canções de novos compositores, como Breno Ruiz, Dani Black, Paulo Novaes e Pedro Viáfora.
Além das músicas conhecidas dos shows, o disco também tem parcerias com Kleber Albuquerque, Celso Viáfora, Rita Altério e participações especiais de Mônica Salmaso e Luiza Possi, ao lado dos arranjos de cordas feitos por Neymar Dias.
Vai-e-Vem, com letra de Rita Altério, inspirada na desativação de uma linha de trem que ligava duas cidades históricas de Minas Gerais, e que traz o conhecido O Trenzinho do Caipira, de Villa-Lobos. “As duas músicas se encaixam de uma maneira que muita gente que ouve, mesmo conhecendo a composição de Villa-Lobos, às vezes não percebe, de tão fundido que está na música”, complementa Pedro. Um dos exemplos dos movimentos eruditos incorporados a canções populares está na música.
Os músicos – Pedro Altério integrou, em 2008, o DVD de Ivan Lins, Saudade de Casa, participando também dos shows de lançamento. Outro trabalho de destaque foi ao lado de Celso Viáfora, no DVD e CD Batuque de Tudo. Integrante do projeto 5 a Seco, gravou, em junho de 2011, o seu primeiro CD e DVD ao vivo, com participações de Maria Gadú, Lenine, Chico César e Dani Black. Pedro Altério ainda marca presença como compositor, tendo músicas nos discos de Tatiana Parra, Patrícia Bastos, Patrícia Talem, Tó Brandileone, Dani Black, Bruna Caram, Rafael Altério e Luiza Possi.
Autodidata, Bruno Piazza participou do DVD Multishow Ao Vivo (2010), de Maria Gadú, na faixa extra Castelos (piano/arranjo). Formado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – FEBASP, o músico atualmente estuda piano erudito com Dante Pignatari e Harmonia, Improvisação e Arranjo com Hector “Costita”. Atua ao lado de diversos artistas, como Barbara Rodrix, Bruna Moraes, Paulo Novaes e Felix Bravo. Também criou trilhas para dança e cinema, entre elas a concebida para o espetáculo Maria, Madalena (2011), dirigido por Chico Neller, do grupo Ginga, e a do longa-metragem Mistéryos, de Beto Carminatti e Pedro Merège.
O cd Música dos Dois, de Pedro Altério e Bruno Piazza pode ser ouvido e baixado aqui.
Serviço:
Espetáculo de lançamento do primeiro CD da dupla paulista Pedro Altério & Bruno Piazza
Data/horário: 27 de junho (quinta-feira), às 20h30
Local: Teatro do Paiol
Endereço: Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho
Preços: R$ 25,00 e R$ 12,50 (meia-entrada).
Deixe um comentário