O deputado Luciano Ducci(PSB) defendeu nesta terça-feira,11, mais uma vez, a distribuição da vacina da dengue em todo território brasileiro. Ducci participou de audiência pública na Câmara dos Deputados que discutiu a comercialização e distribuição do medicamento. “Quero incluir esta vacina no Programa Nacional de Imunização, pois sua eficácia já foi comprovada. No Paraná foram imunizadas mais de 200 mil pessoas em uma primeira etapa”, disse Ducci, autor do projeto de lei que prevê a vacinação em áreas de grande risco epidemiológico. A vacina da dengue tem sido pouco ofertada, embora esteja registrada desde dezembro de 2015 na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e liberada para comercialização pelo Comitê Técnico Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). O medicação possui três etapas de aplicação e reduz as chances de internação e morte por dengue hemorrágica em 90%.
Tanto os representantes de órgãos públicos e agências reguladoras como os de conselhos de saúde federal e municipal, debateram a viabilidade financeira de aquisição da vacina contra a dengue. O projeto de Luciano Ducci segue aguardando aprovação na Comissão de Seguridade Social e Família.
Participaram da audiência a representante do Ministério da Saúde, Francieli Fontana Sutile, a representante da Anvisa, Daniela Marreco Cerqueira, a diretora da Sanofi Pasteur-Brasil, Sheila Homsani, e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
Deixe um comentário