Da Gazeta do Povo
O candidato à reeleição para a prefeitura de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), deve ganhar o reforço de secretários de estado na reta final da campanha. A primeira a desembarcar no front foi Fernanda Richa.
A primeira-dama do estado foi exonerada nesta semana da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social para se dedicar integralmente à reeleição do prefeito. Outros virão, graças à aliança feita com o PSDB e, por consequência, com os partidos que apoiam o governo.A Gazeta do Povo apurou que pelo menos outros cinco secretários do governo Beto Richa (PSDB) devem deixar temporariamente a pasta que comandam para entrar de cabeça na campanha de Ducci. Alguns serão exonerados, outros vão tirar férias. Passada a eleição, todos devem voltar para os seus postos.
Michele Caputo, secretário estadual da Saúde; Norberto Ortigara, da Agricultura; Mounir Chaowiche, da Cohapar; Pepe Richa, irmão de Beto Richa e secretário de Infraestrutura; e Juraci Barbosa, que preside a Agência de Fomento, estão entre os cotados para integrar o time de reforços.
Nos bastidores também é tido como certo que Beto vai se licenciar do cargo nos últimos dias de campanha. O governador não esconde que ganhar a prefeitura de Curitiba é o principal desafio dos tucanos nesta eleição.
O pano de fundo é a disputa de 2014, quando ele vai tentar a reeleição e espera ter em Curitiba seu principal reduto eleitoral.
No QG de Ducci, o discurso é que os secretários de estado só virão em setembro, mês que antecede a eleição, e se houver necessidade.
Serão levados em conta, entre outros critérios, o resultado de pesquisas internas diárias de intenção de voto e os programas eleitorais. Fernando Ghignone, que coordena a campanha do prefeito, não quis revelar como os secretários serão “usados”, mas um dos “estrategistas” de Ducci contou que a intenção é tê-los nos programas eleitorais e no palanque do prefeito.
O próprio Ghignone foi um que deixou o cargo de presidente da Sanepar para comandar a campanha de Ducci. Assim como os outros, retornará ao posto após a eleição.
Fernanda Richa é tida como uma peça fundamental para a campanha do prefeito. Por ter comandado a Secretaria da Família, a primeira-dama circula com desenvoltura em bairros mais carentes de Curitiba e terá como uma das missões angariar votos nesse estrato.
Além dos secretários e do próprio governador, funcionários do segundo escalão do governo do estado também deverão se dedicar à campanha. “Desde que estejam de férias ou exonerados do cargo”, ressalta Ghignone. Na lista dos reforços também estão deputados federais, estaduais e vereadores.
Deixe um comentário