A tecnologia tem ganho cada vez mais espaço nas operações da Receita Federal do Brasil (RFB) em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, onde drones com câmera térmica passaram a fazer parte da equipe em busca de contrabandistas.
O dispositivo é capaz de rastrear o calor de veículos e humanos. Ainda conforme o órgão, o equipamento consegue ampliar uma imagem em 200 vezes.
Em uma ação na cidade, o drone percorreu regiões usadas pelos suspeito e detectou uma movimentação suspeita.
A identificação foi o que levou agentes, pela manhã, a realizarem uma operação silenciosa na BR-277 e abordar contrabandistas na rota usada por eles na fronteira entre Brasil e Paraguai. Foram apreendidos quatro ônibus com mercadorias contrabandeadas.
Os veículos tinham como destino município do norte paranaense. Poucos passageiros, mas o bagageiro lotado.
Wagner Souza, auditor fiscal, disse que a mercadoria é de produtos proibidos.
“De importação proibida, no caso de cigarro e eletrônicos. É uma infração aduaneira bem característica que vai resultar na apreensão do veículo e da mercadoria”, informou.
Nos veículos, de acordo com a polícia, passageiros e motoristas chegavam a levar os produtos também na parte de cima do ônibus contando com a troca de turno das equipes da Receita Federal e de forças de segurança.
A Receita Federal informou, ainda, que após a abordagem aos quatro ônibus, nenhum outro passou pelo ponto de fiscalização. A suspeita é que alguma pessoa avisou os contrabandistas por meio de aplicativo de mensagens.
Em outra ação, em uma estrada rural de Foz do Iguaçu, os agentes do órgão abordaram uma van com materiais contrabandeados. Cerca de R$ 316 mil reais em equipamentos eletrônicos e R$ 150 mil em dinheiro foram apreendidos.
Deixe um comentário