A bacia leiteira de Palmas vai contar com uma série de medidas de apoio e serviços disponibilizados pela Prefeitura. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (31 de agosto) pelo prefeito Dr. Kosmos Nicolaou, em reunião com produtores de leite. Entre os benefícios está a contratação do médico veterinário para atender especificamente o segmento.
“No início da administração, em visita à Restinga (na área rural de Palmas), os produtores me pediram ajuda prioritariamente nesta questão do médico veterinário”, disse o Prefeito. A bacia leiteira do município engloba aproximadamente 80 produtores onde são produzidos, em média, 30 mil litros diários.
A atividade movimenta mais de R$ 2 milhões ao mês na economia local e gera mais de 300 empregos diretos. “São números muito expressivos. A contratação do médico veterinário é o mínimo que a Prefeitura pode fazer para contribuir com quem trabalha sem intervalo para garantir o sustento da família e gerar renda para o município”, disse o prefeito.
Dr. Kosmos anunciou ainda que a Prefeitura vai licitar, nas próximas semanas, a aquisição de mil doses de sêmen e um aparelho de ultrassom para atender a bacia leiteira. “Queremos repassar, sem custos, mil doses de sêmen ao ano para os produtores, desta forma melhorando a genética dos animais e aumento na produtividade em Palmas”, frisou.
Exames
A Prefeitura vai realizar um acompanhamento técnico com exames de tuberculose e brucelose de baixo custo. O prefeito também anunciou que a administração não vai esquecer de apoiar outros setores da agricultura.
O Departamento Jurídico, segundo o prefeito, está elaborando um projeto de lei para criar o programa Caminhos do Campo, Porteira Adentro de Palmas, que vai permitir ao município, executar obras de melhorias nas estradas rurais, dentro das propriedades privadas, lingando até as estradas municipais. “Mas só aquelas que produzirem efetivamente”, ressaltou Dr. Kosmos.
A reunião com o prefeito e representantes de empresas de genética animal, organizado pelo Departamento de Agricultura, aconteceu na sede da entidade, localizada no Parque de Exposições Pé Vermelho. “A Associação está aberta e precisa de parcerias com a Prefeitura e este diálogo hoje é fundamental para que isto ocorra”, disse o presidente José Antônio Bueno.
Atividades
O diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Edson Cassaniga, disse que a atenção à bacia leiteira começou no início da gestão, atendendo o Plano de Governo. “Esta sempre foi nossa preocupação”, ressaltou.
Na reunião, Cassaniga apresentou um balanço das atividades da pasta em 2017. “As condições dada pela administração são fundamentais para realizar essas ações”, disse. Segundo ele, devido ao apoio dado, a produção de leite terá um aumento de 30%, quando os animais estiverem produzindo.
No período, também foi reativada a Linha do Leite, possibilitando a retomada da produção nos assentamentos São Lourenço e Paraíso do Sul. O diretor de Infraestrutura, José Magarinos Bello, também participou do encontro.
“Quando ficar pronta esta lei, e aprovada pela Câmara de Vereadores, vamos garantir um apoio mais direto aos produtores de Palmas”, disse Bello. Após a reunião, com mais de 60 produtores, a PalmasLeite convidou todos para um jantar a base de entrevero, comida típica da região feita à base de pinhão.
Deixe um comentário