Arquivos

Categorias

Dorsal Atlântica convoca fãs para gravação de novo disco

Apostando em sua formação clássica os cariocas da “DORSAL ATLÂNTICA”, separados há 22 anos, pretendem gravar um novo CD em julho de 2012, com 10 faixas inéditas. Considerada uma das mais influentes bandas do metal nacional desde seu surgimento, em meados dos anos 80, a nova proposta já provoca curiosidade dos fãs.

AQUI para o vídeo de Lucrécia Bórgia, composição do Dorsal

A banda quer radicalizar a indústria da música, chamando os fãs para um sistema de financiamento coletivo.

A ideia é de que o público financie a gravação e a prensagem do CD através do site CATARSE.ME no qual será informado sobre os detalhes. “Não há mais intermediários, gravadoras ou empresários”, Explica Carlos Lopes, vocalista da banda.

O fiel da balança é o público, que tem 40 dias, até 10 de junho de 2012, para contribuir. Caso o valor total não seja arrecadado, o apoiador receberá o dinheiro de volta e não haverá o CD”.

Além de colaborar com um capítulo vivo na história do Metal Nacional a banda promete dar os créditos a todos os apoiadores “O apoiador terá o seu nome impresso no encarte do CD, e dependendo do valor do apoio, pode faturar brindes que não serão vendidos depois da campanha, como a reedição da biografia GUERRILHA!, revisada, novo formato, capa dura e papel couchê.” Completa Lopes.

HISTÓRICO
A Dorsal Atlântica é uma das primeiras bandas de heavy metal brasileiro e é conhecida por ter unido os dois públicos: o de metal e o de hardcore/punk. O trio foi fundado em 1981 e até hoje é uma das bandas brasileiras mais populares, mesmo tendo encerrado suas atividades em 2000. Em Foz do Iguaçu, a Dorsal tocou no lançamento do split das bandas Tumulto e Morthal, em 1992.

Durante sua carreira, a DORSAL gravou 7 álbuns de estúdio, o último na Inglaterra em 1996 com produção de Paul Johnston (Cathedral, Bolt Thrower, Benediction).

A DORSAL se apresentou com várias bandas internacionais como Venom, Exciter, Nasty Savage, Testament, Motörhead, Cradle Of Filth e Anathema, e no festival Monsters of Rock em 1998 em São Paulo, a DORSAL tocou com Manowar, Saxon, Glenn Hughes, Megadeth, Savatage, Slayer e Dream Theater.

Carlos Lopes, fundador da banda, deu seu depoimento sobre o metal brasileiro ao documentário canadense Global Metal de Sam Dunn e Scot McFadyen em 2007.