Blog Lado A
E na tarde desta segunda-feira Curitiba foi surpreendida pelo protesto do Instituto Plínio Corrêa de Oliveira contra o casamento gay, apelidada de Cruzada pela Família, o mesmo grupo que na semana passada fez um protesto na cidade de Maringá. Na capital paranaense o local escolhido foi a Praça Tiradentes e havia mais de 30 participantes. O que eles não esperavam era uma reação rápida e organizada dos curitibanos.
Grupos anti fascistas, lésbicas, gays e pessoas que passavam no local passaram a protestar contra a presença do grupo. LGBTs se beijavam, outros traziam cartazes acusando o grupo de fascismo, e até brincadeiras criativas chamavam a atenção ao discurso retrógrado do grupo que trajava vestes militares e boinas, e traziam cartazes contra o casamento gay e dizendo que os gays querem acabar com a família.
Um dos contra protestos mais criativos foi de uma menina usando máscara do filme V de Vingaça, do personagem revolucionário Guy Fawkes, adotada pelo grupo Anonimous mundialmente, com a placa “Esse bofe está fora de moda -> Jesus não aprova”. Em outra, um cartaz diz: “Não nos matem por causa DELES”. Por volta das 19h, a polícia chegou ao local e dispersou a multidão que já estava ficando alterada.
A foto acima foi gentilmente cedida pelo Gilberto Mendes da Perverts.
A reação dos curitibanos foram as buzinadas em apoio à campanha do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira (IPCO) que foi atrapalhada por um magote de agitadores que os agrediram verbalmente e deram mil razões para um embate físico, que foi evitado pelos jovens do IPCO. Parabéns pela campanha em nossa cidade e espero que da próxima vez a polícia possa garantir o direito de livre expressão.
Eu estava passando lá e vi a manifestação, aliás, ambas. Conversei com um menino uniformizado, ele disse que o movimento também é contra o divórcio, filhos fora do casamento. Deus não aprova… Penso nos colegas do menino que e nos conflitos que ele vive por conviver com gente que Deus não aprova. De fato acredito, de verdade, no direito de expressão (ao contrário da TFP). No mais tem outra, o fundamentalismo religioso causa problemas e todo o lugar, seja entre evangélicos, islâmicos e católicos (ou não lembram de Busch Jr.: Deus está conosco contra o mal?). Na Noruega não foi um militante do novo facismo, um fundamentalista que fez o que fez com jovens?
Este vídeo mostra os manifestantes da TFP sendo apedrejados.
Basta assistir a este vídeo até o minuto dois:
http://www.youtube.com/watch?v=zuxpaE759h8&feature=player_embedded
Contra fatos não há argumentos.